Se depender de proatividade e esforço para ver as coisas acontecerem, a gestora de Eldorado do Carajás deve revolucionar a história do pequeno município de 34 mil habitantes, esquecido no tempo pelos grandes investimentos públicos e privados e alheio às riquezas de uma das regiões de mais elevado Produto Interno Bruto (PIB) no país.
A prefeita Iara Braga quer investir pesado na qualidade da educação dos 7 mil estudantes da rede pública municipal de Eldorado, por entender que esse serviço é passaporte para alcançar o desenvolvimento de que a sociedade precisa. E ela deu o primeiro passo para isso, abrindo um pregão para locar os veículos que vão fazer o transporte escolar para alunos de 39 estabelecimentos de ensino do município, parte considerável deles moradores de comunidades rurais longínquas. O investimento estimado é de R$ 7,89 milhões.
As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu e podem ser conferidas aqui. A conferência das propostas comerciais para contratação da empresa que fará o deslocamento dos alunos de casa à escola está marcada para semana que vem, próximo dia 3. A Secretaria Municipal de Educação não dispõe de frota suficiente para atender toda a demanda e, por isso, está terceirizando o serviço.
Nova realidade
Em Eldorado do Carajás, município mais carente da microrregião de Parauapebas, o transporte escolar é um dos grandes responsáveis por evitar evasão dos alunos, sobretudo da zona rural, a maioria dos quais residente longe da escola mais próxima. A demanda é elevada e requer planejamento estratégico a fim de que todos sejam atendidos.
De acordo com o governo local, em nota de justificativa que embasa a licitação, o acesso à escola é direito de todos os cidadãos — crianças, adolescentes, jovens e adultos — e a permanência deles está condicionada a diversos fatores, sendo que o transporte escolar e um dos primordiais, assim como a merenda.
Não por acaso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) executa dois programas atualmente (o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar e o Programa Caminho da Escola), além da existência de um de nível regional (o Programa Estadual do Transporte Escolar), dedicados a atender estudantes da rede pública de educação básica, mais detidamente os que residem no campo, áreas em que se localizam os maiores deslocamentos.
No ano passado, a Prefeitura de Eldorado abriu um registro de preços para 64 tipos de peças e serviços de ônibus para melhorar as condições dos veículos próprios que fazem o transporte dos alunos. A gestora assumiu o mandato no início de 2021 encontrando um município em estado falimentar em diversos setores e, desde então, vem lutando para organizar a casa e prestar serviços com o mínimo de dignidade à população.