Um projeto de infraestrutura que está sendo pensado pela administração de Iara Braga pode tornar a cidade de Eldorado do Carajás mais econômica, bonita e encantadora à noite, além de menos perigosa. A gestora autorizou a contratação de serviços de instalação e fornecimento de materiais voltados à iluminação pública, com a substituição do sistema existente por um mais eficaz e sustentável. A medida tem custo estimado em R$ 3,178 milhões e as propostas comerciais de empresas interessadas devem ser conferidas no próximo dia 24.
As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que folheou o edital do pregão eletrônico que deve mudar a forma como as ruas da cidade são iluminadas. De acordo com a Prefeitura de Eldorado, a cidade tem parque de iluminação composto por 3.413 postes aptos a lâmpadas de LED. No ano passado, foram instaladas 1.115 luminárias; ainda faltam 2.298.
No entendimento da equipe de engenharia de Iara Braga, a necessidade do novo sistema é urgente e visa cobrir os desgastes dos materiais que, com o passar do tempo, precisam de reposição, sob risco de apresentarem defeitos por perda gradativa de eficiência. A solução, então, é a prevenção por meio de serviços operacionais.
Com a substituição dos pontos arcaicos por lâmpadas de LED, a gestão prevê maximizar o custo-benefício do investimento, uma vez que a Prefeitura de Eldorado apresentará economia no custo de energia, terá um sistema com vida útil maior e a população será bem atendida. “Fica clara a necessidade da administração municipal atuar com agilidade e eficiência na execução da conservação do sistema de iluminação pública e prestar serviços de interesse local”, justifica a prefeitura.
O setor de engenharia da prefeitura mapeou, por meio de relatório fotográfico, todos os pontos da cidade com deficiência de iluminação e, após a conclusão da licitação, a empresa ganhadora deverá começar imediatamente a dar nova luz às noites eldoradenses. São os novos tempos que se anunciam para um dos municípios mais esquecidos do estado.