O hall de entrada do Centro Administrativo de Canaã dos Carajás ficou lotado na manhã desta sexta-feira (10). Centenas de pessoas fizeram questão de presenciar de perto a história sendo feita, com a assinatura da ordem de serviço para a construção do novo Hospital Municipal Daniel Gonçalves.
O novo espaço de saúde é um sonho antigo da população do município, e vai contar com 100 leitos, 10 unidades de UTI adulto e mais 10 de UTI infantil, além de hemodiálise, e referência para maternidade de alto risco e traumatologia e com possibilidade de funcionar como escola para cursos de medicina.
O primeiro prefeito de Canaã, Cimar Gomes, participou da solenidade e lembrou o início do funcionamento do primeiro hospital, em 1997. “Participar hoje de algo tão importante é especial e emocionante para mim”, disse.
Já o ex-prefeito de Canaã, Jeová Andrade definiu a data como um “momento ímpar de alegria”. “É uma obra com o objetivo de atender a grande demanda regional, mas também de colocar Canaã em condições de receber cursos de medicina, que é o nosso grande sonho”.
O secretário de Saúde do município, Marcos Silveira, exaltou a grande presença de profissionais da área na assinatura, e afirmou que o novo hospital “vai ajudar a formar pessoas e colocar Canaã no protagonismo”.
Para a vereadora e líder do governo na Câmara, Maria Pereira, a assinatura representa o momento de realização do sonho de muitos. “Acompanho de perto a luta diária e o esforço de todos da saúde, as demandas vem sempre aumentando e no hospital atual não há mais espaço para crescer”.
Emocionado, o vice-prefeito Zito Augusto destacou o “orgulho de fazer parte de muitos momentos importantes na história do município”.
Por fim, a prefeita Josemira Gadelha fez questão de destacar os investimentos em infraestrutura que colaboram com a saúde preventiva. Sobre o novo hospital, ela destacou que é uma história que começou lá atrás e teve a contribuição de outros gestores.
“Agora trazemos a tão sonhada UTI, um hospital com infraestrutura para realizarmos o sonho de trazer o curso de medicina”.
Também estiveram presentes os vereadores Dinilson José dos Santos, Criatura, Cabelo, Miguel da Saúde, Antônio do lanche, Anuarinho, Webert Felipe e Wilson Leite.
Novo Hospital
O espaço de referência vai contribuir, não apenas com o atendimento da demanda de novas especialidades e leitos do município, mas também para diminuir um déficit da região.
O novo centro de saúde está sendo planejado para acolher ainda uma policlínica, com oferta de consultas e exames especializados; atenção de média complexidade em áreas como diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica, câncer de colo de útero, de mama, e de Próstata; além de contribuir como área de ensino, pesquisa e formação de profissionais de saúde, pois será construído no modelo de Hospital Universitário.