A transparência administrativa adotada pela Prefeitura de Jacundá levou a Controladoria-Geral da União (CGU) a incluir o município entre os três do Estado do Pará a integrarem o Programa Time Brasil. Esse reconhecimento é uma das conquistas apontadas pelo atual gestor Itonir Tavares (PL) nos primeiros 100 dias.
Eleito em 2020 com mais de 14 mil votos, ele assumiu o comando do município, de quase 60 mil habitantes, com uma lista interminável de problemas: sociais, econômicos, estruturais e administrativo. “O nosso maior desafio é a geração de emprego e renda e vamos trabalhar muito nessa área”, cita o gestor.
Além disso, os primeiros cem dias do governo são marcados pela austeridade nas contas públicas: “Manter em dia o pagamento dos servidores, prestadores de serviços e fornecedores são um compromissos seguidos à risca”.
Um dos primeiros atos de Itonir foi, literalmente, limpar a casa. O prefeito encontrou a cidade com muito lixo acumulado nas ruas. “Estamos realizando um amplo trabalho de limpeza urbana. E deixando as ruas mais iluminadas. Assim garantimos mais segurança aos moradores”, destaca.
E o período de inverno requer atenção redobrada. As chuvas causam danos às estradas vicinais, ruas e danificam pontes. “Nesse início de governo estamos realizando um trabalho focado em locais críticos e nos preparando para realizar uma grande operação quando chegar o verão”.
Em relação à transparência administrativa, a prefeitura recebeu comunicado da Controladoria-Geral da União que o município de Jacundá está entre os três do Estado do Pará a fazerem parte do Programa Time Brasil, pela prática na transparência dos recursos públicos. “Estamos administrando com muita cautela e responsabilidade. Esse é um reconhecimento muito importante para o nosso governo, pois o nosso compromisso é com o desenvolvimento de Jacundá”.
(Antonio Barroso)