Em novo decreto assinado na noite de segunda-feira (30), o prefeito de Jacundá, Ismael Barbosa, prorrogou o estado de Situação de Emergência em Saúde Pública e atendeu aos apelos dos setores comercial e industrial. Em reunião realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (Acij), ele reuniu agentes de saúde e lideranças do setor produtivo e comercial para tratar a abertura do comércio a partir desta terça-feira (31). “Ouvimos os setores empresarial e empregatício e iremos analisar cada uma das propostas”, disse o gestor.
À noite, o novo decreto foi publicado com as novas medidas. Uma delas, é a criação do Plano de Contingência Municipal. Em outra medida, o Executivo detalha que no enfrentamento da emergência os órgãos da administração pública municipal adotarão as orientações e recomendações do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.
Além de suspender as aulas da rede municipal até o dia 14 de abril, continua proibida a realização de eventos, feira livre, reuniões de conselhos e outras concentrações populares.
As atividades comerciais foram divididas em serviços essenciais e não essenciais e industriais. Os da primeira categoria funcionam em horário normal, exceto os supermercados que podem ficar abertos até às 19h.
Os serviços não essenciais têm permissão para funcionar somente de 8h às 14h. E as indústrias podem funcionar por 8 horas seguidas. Aos domingos as empresas essenciais ou não devem fechar as portas.
Em relação aos restaurantes, lanchonete, bares e afins é permitido atendimento por disque-entrega ou cliente busca o pedido no próprio estabelecimento.
Os procedimentos de higiene são obrigatórios em todos os estabelecimentos. Eles devem oferecer álcool em gel, água e sabão para os clientes e funcionários, além de manterem higienizados os ambientes.
(Antonio Barroso)