O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, estará reunido com a diretoria da Mineradora Vale na próxima quinta-feira, 11, em Belo Horizonte, para tratar da duplicação da Estrada de Ferro Carajás e do Ramal Serra Sul, que liga a mina em Canaã dos Carajás à EFC e cortará boa parte do município de Parauapebas.
Vale a pena lembrar que este dia geralmente é emblemático para algumas gestões, pois é chegado o famigerado 100º dia de governo. Alguns já têm muito a mostrar, outros, apenas a inapetência gerencial e o ativismo político-ideológico.
4 comentários em “Prefeito discutirá Ramal Ferroviário com Mineradora Vale”
O senhor Valmir ariano não possui isenção para negociar tal processo com a Companhia Vale, pois a sobrevivência de sua empresa Integral depende unicamente dos humores da mineradora. Portanto, é lamentável que os interesses da comunidade estejam atrelados aos interesses da empresa do prefeito.
ESSE VELHOTE INCOMPETENTE TEM QUE SE ORIENTAR NAO CONSEGUE ATE AGORA TIRAR O LIXO DA CIDADE,E VAI DISCUTIR O QUE? VAI ANDAR NAS RUAS,CONVERSAR COM A POPULAÇAO, AI VOÇE VAI SABER O QUE A POPULAÇAO REALMENTE ESTA ALMEJANDO PARA A MELHORIA DA CIDADE.
O desenvolvimento das cidades no seculo 20 é atrelado ao traçado das ferrovias, foi assim com a rede ferroviária federal , com as ferrovias expandindo seus horizonte no ciclo do café no interior de São Paulo e triangulo mineiro, Tambem contribuiu na desenvolvimento a EFVM Estrada de Ferro Vitória Minas no vale do aço em Minas e na decada de 80 a Estrada de Ferro Carajás com a criação dos polos de guseiros e abertura da nova fronteira agricola no sudeste Maranhão.
Projetos pioneiros que cumpriram seu papel e garantiram progresso ao longo do traçado ferroviário.
Mas hoje em pleno seculo 21 o ramal RFSP da forma que foi projetado com seu processo de licenciamento em andamento , vem limitar e impactar o desenvolvimento do municipio de Parauapebas que chegou com seu perimetro urbano em áreas de grande interferencia com o traçado projetado.
Prefeito seja implacãvel defendendo os interesses da população de PARAUAPEBAS.
Que a sociedade de Parauapebas , suas intidades de classe, as liderança locais e formadores opinião engagem nestas proposta preservando os interesses, qualidade de vida e segurança da população.
Boa sorte !
Na minha opinião esse ramal jamais deverá passar pela área urbana de Parauapebas. Uma obra como essa vai empregar uma certa quantidade de pessoas por apenas alguns anos mas os prejuízos à cidade em termos de estética, trânsito e segurança serão pra sempre. A Vale não tem interesse em um ramal suspenso ou subterrâneo pois ambos são muito mais caros. Ela está optando pela saída mais barata.