Mais de 8 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Jacundá, atualmente estudam remotamente. A situação gerou um debate depois de o governo estadual marcar para o dia 2 de agosto a retomada das aulas pelo sistema presencial e o Consórcio dos Municípios Alagados pelo Rio Tocantins (Compart), pelo contrário, sugerir o adiamento do retorno do ensino presencial.
Inconformados com a demora na retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino, pais de alunos e profissionais da Educação se reuniram com o prefeito Itonir Tavares (PL) e a secretária de Educação Iara Meireles, na manhã desta terça-feira (28), na sede do Legislativo Municipal, para discutir uma data para o reinício das aulas presenciais nas escolas públicas.
“Milhares de estudantes estão sendo prejudicados. E, hoje (28), estivemos dialogando com pais de alunos e professores da rede municipal sobre as dificuldades desse período remoto e as condições para retorno às salas de aula”, diz o prefeito Itonir Tavares.
“As escolas não estão fechadas. Estamos atendendo aos alunos na entrega e orientação das apostilas”, explica Iara Meireles. Sobre a estrutura física das unidades educacionais, ela diz que “muitas escolas estão em manutenção, e até o final do ano queremos deixar todas reformadas”.
“Iniciaremos agosto com base no decreto das aulas remotas e na próxima semana já começaremos a discutir com os conselhos e sindicato a questão das aulas presenciais. O que acredito que após a vacinação dos professores, já será possível”.
Sobre a decisão dos prefeitos ligados ao Compart, a Prefeitura de Jacundá se manifestou em nota: “A Prefeitura Municipal de Jacundá esclarece que em momento algum se manifestou institucionalmente sobre o assunto. O que houve foi o consenso com outras cidades que compõem o Consórcio de Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins (Compart) de que o retorno às escolas somente será possível quando houver condições seguras, tanto para alunos quanto para educadores.
A prefeitura informa ainda que, enquanto isso não acontece, a Secretaria Municipal de Educação vem atuando em outras frentes, como a aquisição de notebooks para auxiliar os professores no período de aulas remotas, doação de kits de merenda para os alunos e a realização de reforma ou ampliação em todas as escolas da rede municipal. O governo municipal segue trabalhando para tornar a educação municipal mais robusta, para que todos os prejuízos causados pela pandemia de Covid-19 sejam minimizados quando as aulas presenciais retornarem”.
(Antonio Barroso)