O nacional Adilson Alves de Souza, morador do município de Eldorado dos Carajás, protocolou ontem (15), no Ministério Público da Comarca de Curionópolis uma denúncia contra o prefeito em exercício de Eldorado, Francis Lopes de Sousa (foto).
Narra a denúncia que Francis Lopes assumiu a vaga de prefeito em virtude do afastamento do titular Divino Alves Campos (PPS), após a juíza da Comarca de Curionópolis, Drª. Priscila Mamede Mousinho ter acatado denúncia do Ministério Público onde Divino é investigado de improbidade administrativa.
Empossado no cargo, em 25 de junho, Francis Lopes, alegando que o encontrara o município totalmente sucateado, assinou decreto instituindo estado de emergência na administração pública de Eldorado dos Carajás.
Ocorre que, segundo a denúncia, a decretação de estado de emergência na administração seria medida excepcionalíssima, que deve ser homologada pelo governo do Estado para que seja válida, fato que até o momento não ocorreu.
No entanto, narra a denúncia, o prefeito em exercício estaria fazendo uso de prerrogativas concedidas pelo decreto para assinar contratos com fornecedores e prestadores de serviços sem as devidas licitações e para efetuar pagamentos por serviços que não foram prestados.
O Blog tentou contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Eldorado para que esta comentasse a denúncia, mas até o momento não conseguiu uma resposta.