Prefeito Valmir Mariano apresenta plano de governo Parauapebas 500 mil habitantes

Continua depois da publicidade

Acompanhado de secretários e assessores, o prefeito Valmir Mariano apresentou nesta quinta-feira (13) para imprensa e segmentos organizados da cidade o Plano de Governo Parauapebas 500 mil habitantes, que tem como desafio zerar os déficits de infraestrutura acumulados ao longo dos 25 anos de fundação da cidade, prevendo Parauapebas com 500 mil habitantes até 2026, de acordo com projeções do IBGE.

O evento contou com as presenças de vereadores, representantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, OAB, empresa Vale, associações, sindicatos, empresários e outros segmentos organizados.

Durante a solenidade, realizada em um dos auditórios da prefeitura, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Célio Costa, fez um resumo das ações do plano, seguido do prefeito Valmir Mariano, que aproveitou a oportunidade para conclamar às demais autoridades e população a ajudar a administração municipal na consecução do projeto, dotando a cidade de moderna infraestrutura.

Após a falação dos integrantes da mesa, foi exibido aos convidados um vídeo institucional sobre o Plano de Gestão e entregue exemplares impressos do Plano de Gestão e do Programa de Desenvolvimento Estrutural (PDE) para alguns representantes de entidades e imprensa.

Depois das apresentações e pronunciamentos, ocorreu uma coletiva de imprensa com o prefeito Valmir Mariano e o secretário Célio Costa, que responderam às perguntas dos jornalistas, e em seguida foi servido um jantar.

Plano de Gestão

De acordo com as apresentações, constam no Plano de Gestão comparações sobre o PIB (Produto Interno Bruto) de Parauapebas com outras cidades e estados; indicadores de desenvolvimento econômico e social; impactos sociais, fontes de recursos, consórcio público, perfil socioeconômico dos municípios vizinhos, linhas gerais e estruturantes do Governo Valmir Mariano, entre outras informações.

Com relação aos projetos a serem realizados para atender a uma população aproximada de 500 mil habitantes até o ano de 2026, o Plano de Gestão propõe atender toda a população com rede água e de esgoto, assim como reduzir em mais da metade o déficit habitacional do município e investir em soluções de mobilidade urbana.

Há também dentro do plano a realização de programas como governança e funcionário eficientes, Parauapebas Previ, responsabilidade fiscal, gestão territorial georreferenciada, contabilidade legal, orçamento democrático, política de investimento e Pebas Express.

Destacam-se também os programas que vão promover incentivo ao esporte, à cultura, pesquisas acadêmicas e qualificação profissional, por meio de bolsas, ou seja, auxílio financeiro para os participantes, financiadas com o apoio de empresas contempladas pelo selo Empresa Solidária.

Registro civil para 100% das crianças, Parauapebas no combate ao crack, Parauapebas contra o Bullying, videomonitoramento da cidade, Parauapebas e acessibilidade digital, Parauapebas verde, prêmio aluno destaque, kit sanitário a quem precisa, energia e água para todos, criação da guarda municipal, cooperativa das flores, de horticultores e de ervas medicinais e bairro sem poeira, são os demais programas que compõe o plano.

Programa de Desenvolvimento Estrutural (PDE)

Com relação às obras estruturantes a serem construídas ao longo dos próximos 4 anos, o PDE tem como metas: o Banco da Cidadania; terminal aeroportuário; revitalização e modernização da estrutura orgânica do distrito industrial e do pólo moveleiro; pólo metal mecânico; distrito industrial para micro e pequenas empresas; pólo de gemas e joias; estação aduaneira de interior e porto seco; laboratório de análise clínica e análise de solo; mercado municipal; nova feira do produtor.

São metas também do programa de governo a construção: do centro de tratamento de resíduos; escola técnico-profissionalizante; cidade da criança; escolas em tempo integral; serviço de atendimento especial; duplicação das rodovias PA 275 e 160 e estrada Faruk Salmen; centro de convenções e artes; orla na margem direita do Rio Parauapebas; parques urbanos; iluminação pública moderna; unidade de pronto atendimento 24 horas; academia de saúde; complexo esportivo; projeto sobre o igarapé Ilha do Coco, parque Rio Verde, entre outras.

Célio Costa informou durante o evento que o PDE está dividido em dois momentos, o primeiro para realização ao longo desses quatro anos de governo, com investimento previsto em $ 2,5 bilhões de recursos próprios do município, e o segundo para os anos seguintes, totalizando mais de quatro bilhões de reais de investimento. Tanto o Plano de Gestão quanto o PDE estão disponíveis para download no portal da prefeitura de Parauapebas.

Fonte: ASCOM PMP

22 comentários em “Prefeito Valmir Mariano apresenta plano de governo Parauapebas 500 mil habitantes

  1. Mário Jorge Responder

    Meus Deus, agora é que fiquei preocupado. Em seis meses não fizeram nada só estavam planejando, quando sai é isto? um planejamento sem pé e nem cabeça. Francamente perdi meu voto mais uma vez.

  2. werberte Responder

    UM PLANOP FANTASTICO… (FANTASIOSO? SIM. MAIS QUAL OBJETIVO ALCANÇADO QUE NÃO FOI “SONHADO ANTES”),ou querem fechar a porta só depois de serem asaltado?
    PLANEJAMENTO, é visualisar o futuro em suas variaveis, e quem não pensa assim não pode governar nem A PROPRIA VIDA.
    GOVERNAR, é estrategia de encarar os problemas e concretizar o que almeja com “planejamento”, seriedade e fé no acredita.
    GOVERNAR, NÃO É COMO A PRÁTICA POLITICA COMUM DIZ: QUE SE FAZ O QUE TEM PRA FAZER-(ISSO É DESVIU DE DINHEIRO PUBLICO E NÃO TRABALHO).
    SR. PREFEITO, SIGA SEU PLANEJAMENTO,POIS:
    MENTES PEQUENAS discutem pessoas,
    MENTES GRANDES discutem idéias (e realizam)
    boa sorte!!!!

  3. Cidadão Responder

    tenho pena dessas pessoas aí de cima com esses comentários pessimistas…kkkk com toda certeza tinham uma tetinha do governo anterior, perderam agora ficam chorando kkkk

  4. CIDADÃO! Responder

    É de assustar ver PARAUAPEBAS com MEIO AMBIENTE nas MÃOS DESTE RAPAZ!
    RAMAL Ferroviário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    IBAMA !!!!LICENCIAMENTO CRIMINOSO !
    VALE !!!!!!!!!!!!!!!
    PARAUAPEBAS 500!

    LASTIMAVEL!

  5. Parauapebense de coração Responder

    ESSA CULTURA DE MEIA DÚZIA QUE MORAM EM PARAUAPEBAS É SEMPRE SER DO CONTRA, PORQUE TORCEM PARA QUANTO MAIS PIOR É MELHOR. PARABÉNS! CÉLIO COSTA VÁ EM FRENTE NÃO BAIXE A CABEÇA PARA ESSES ARARAS VERMELHAS!

  6. Parauapebense de coração Responder

    OS COMENTÁRIOS NEGATIVOS SÃO DAQUELES QUE ESTAVAM APROVEITANDO E MAMANDO NAS TETAS DO DARCI, VAI EM FRENTE VALMIR!! VAI EM FRENTE CÉLIO!! NÃO BAIXE A CABEÇA PARA MEIA DÚZIA DE EX-APROVEITADORES.

  7. João Lucas Responder

    Gostaria de saber do Ilustre secretário quando ele ira apresentar de fato o plano de Governo para Parauapebas, o que foi entregue é simplesmente um documento midiático sem qualquer embasamento técnico e metodológico.
    o que vimos foi ctrl c , ctrl v da internet. que feio heim!!!
    se alguém se convenceu do contrario por favor me digam.
    Este secretário e seu plano de governo são dois engôdos.

  8. CIDADÃO! Responder

    PARABENS PARAENSE !

    Até que fim alguém acordou!

    A câmara , ACIPA , Prefeitura e Secretários estão de conchavos com a VALE se dane a população!

    PARAUAPEBAS 500 !¨2026 COM DIS PATIOS DE MANOBRA DENTRO DO MUNICIPIO E UM LIXO DE INCINERAÇÃO E DESOVA!

  9. Anônimo Responder

    Qual a proposta do prefeito para a educação? Ao assumir a prefeitura, o prefeito disse que o IDEB iria subir 30%. Vejo em seu plano de governo, que nem sequer cita a educação, ou melhor, o turno do intermediário, que atormenta todos da educação. Escola em período integral. Quantas escolas de período integral, ele vai construir? Primeiro, acabem com o turno do intermediário. Escola em período integral não vai resolver o problema da educação, até hoje temos crianças sem estudar porque a extensão não está pronta, paciência!!!!

  10. Paraense Responder

    E o Ramal Ferroviário que vai cortar este município, acabando com o vetor de crescimento da cidade e esta prefeitura assinou embaixo sem participar da elaboração do projeto arquitetônico?
    Qual é o futuro desta cidade com um projeto deste que ao que tudo indica será mal executado e não se faz nenhum comentário crítico sobre isso em qualquer parte, só dos interesses de empresários interessados em encher seus bolsos e uma prefeitura desinteressada!
    Planejamento estratégico por parte deste povo é como enriquecer pelos próximos anos as custas do dinheiro público.

  11. E o povo....???? Responder

    E a palhaçada de entregar os livros dos “planejamento” so pra meia duzia… aquilo tinha que estar disponível a todos…. haa vai disponibilizar na net.. ha tá, link podre… simplesmente não funciona ou o arquivo é tão grande que vc tem que ter uma conexão hiper boa (que aqui não existe) que vc desiste de baixar!!! E o pior é que esta so começando, temos ainda 3,5 anos dessa péssimo governo!!!

  12. MP! Responder

    FANTASIA!

    “PARAUAPEBAS MERCE RESPEITO A INTELIGENCIA DAS PESSOAS PEDE UM PLANO EXEQUÍVEL E COM RESPONSABILIDADE FISCAL E CLAREZA NA OBTENÇÃO DAS FONTES DE RECURSOS”.

    AS FONTES DE RECURSOS NÃO SÃO CLARAS O ENDIVIDAMENTO DUVIDOSO !
    HUMILDADE E CALDO DE GALINHA NÃO FAZ MAL A NINGUEM !
    O QUE !COMO! QUEM PAZ! QUANDO ! QUANTO CUSTO ! RESPONSÁVEI !
    MEGALOMANIA DE GRANDEZA 4 BILHÔES ! QUEM VAI PAGAR A CONTA É A POPULAÇÃO DE PARAUAPEBAS A CUSTA DE BAIXA QUALIDADE DE VIDA , SEGURANÇA , ANDANDO DE VAM E PAGANDO ÁGUA E ESGOTO A PREÇO ABISURDO!
    ALUGUEL DE ATIVOS E PARTICIPAÇÔES TORNAN ALGUNS MILIONÁRIOS E O POVO PAGA A CONTA !

  13. OBSERVADOR ! Responder

    JÁ LI E AVALIEI TODO PLANO!

    PROFESSOR : Celio Costa !

    “FAÇA UMA REVISÂO NESTE PLANO NÂO MENOSPREZE A INTELIGENCIA DAS PESSOAS, este PLANO NÃO É EXEQUÍVEL E NÃO ESTA CLARO NA OBTENÇÃO DAS FONTES DE RECURSOS”.

    ENDIVIDAMENTO DUVIDOSO ! ALUGUEL DE ATIVOS !

    HUMILDADE E CALDO DE GALINHA NÃO FAZ MAL A NINGUEM !
    O QUE !COMO! QUEM PAZ! QUANDO ! QUANTO CUSTO ! RESPONSÁVEI !
    MEGALOMANIA DE GRANDEZA 4 BILHÔES ! QUEM VAI PAGAR A CONTA É A POPULAÇÃO DE PARAUAPEBAS A CUSTA DE BAIXA QUALIDADE DE VIDA , SEGURANÇA , ANDANDO DE VAM E PAGANDO ÁGUA E ESGOTO A PREÇO ABISURDO!
    ALUGUEL DE ATIVOS E PARTICIPAÇÔES TORNAN ALGUNS MILIONÁRIOS !
    DEZ POR CENTO DE POUCO É POUCO !
    MAS DEZ POR CENTO DE MUITO É MUITO!

  14. Clayton Santos Responder

    Como diz o velho ditado: “É ver para crer!”. As propostas são boas, excelentes, mas são apenas textos escritos em papéis, típico da burocracia. Vamos torcer para o plano seja efetivamente implantado no município e com as ações a serem feitas de acordo com o plano se consiga suprir os problemas sociais.
    Só a razão dos planos serem disponibilizados população para download `no site da PMP já é um bom sinal de compromisso com a transparência, mas ainda falta muita coisa a ser feito.

  15. Decepcionado Responder

    Engraçado. O prefeito tem a cabeça oca, só pode. Faz tanto marketing para divulgar um Parauapebas de 2026, mas fecha os olhos para o Parauapebas de hoje. Coitado do meu prefeito!

  16. jose santos Responder

    Pura fantasia, fiquei muito decepcionado com todo este alarde, a prefeitura fez festa com jantar para meia dúzia de convidados e ao ler o material o mesmo não passa de puro engodo, planejamento e metas sem cronograma não leva a nada.

    Há 6 anos atrás a Vale, entregou um diagnóstico da região, feito pela Diagonal Urbana, para os prefeitos, políticos e entidades de classe, muito mais conciso e completo que este mundo da fantasia agora apresentado.
    Fico triste pois votei no Valmir e o vejo fazendo papel de bobo nas mão do Célio Costa, volto a registrar não tem nada de planejamento no material entregue e sim um monte de fantasias, se querem planejar, é simples, coloque o problema, a solução proposta, o prazo em que será solucionado, e os custos envolvidos, e quem irá executar, ai sim teremos planejamento.

    • Pedro Responder

      Santos, tive acesso ao material entreue pela Vale à prefeitura e Câmara de Vereadores e entendo que ali ficou claro a nossa necessidades até 2014, e nada foi planejado pelos nossos políticos. Esse estudo foi apresentado para toda a sociedade.
      Esse trabalho atual ao qual você se refere, a população não teve acesso. A apresentação e jantar se restringiu a um grupo selecionado e nós simples mortais não tivemos acesso.
      Fico triste por mais uma do Sr.Valmir, se deixando levar por essa turma importada do Tocantins… especialmente o Célio Costa. Vamos acordar!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados