Entre os dias 18 e 22 de maio, o jornalista Andrzej Rybak, que trabalha para um grupo de revistas e jornais alemão, esteve em Parauapebas para produzir reportagens sobre a economia e o social da cidade.
Na segunda-feira (19), Andrzej Rybak foi recebido pela equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura; na terça (20), visitou as minas, o Parque Zoobotânico e o Núcleo Urbano de Carajás; e na quarta-feira (21) conheceu o percurso em que será construído o ramal ferroviário. “Fiquei impressionado com a dinâmica do município”, destacou o jornalista.
Já na quinta-feira (22), o prefeito Valmir Mariano falou com o jornalista sobre os desafios de gerir uma cidade com tantos impactos sociais e sobre as ações para dotar o município de novas alternativas econômicas, destacando a construção de um centro de conhecimento e a potencialização do distrito industrial.
Andrzej questionou o prefeito sobre as dificuldades encontradas e planos para o futuro do município. Valmir Mariano declarou que a grande preocupação do governo é sobre o futuro da cidade quando não houver mais a mineração como fonte de renda e que tem se empenhado na procura por outras matrizes econômicas.
“Em curto e médio prazo, pretendemos criar um cento de excelência em educação. Temos visto vários exemplos de cidades que vivem apenas da educação. Para tanto, já firmamos convênio com o Governo do Estado para trazermos a Universidade Estadual do Pará. Queremos também incentivar a vinda de outras instituições para formarmos uma grande cidade universitária”, declarou o prefeito, acrescentando que a fauna e flora da região podem ser exploradas de maneira sustentável, por meio de biofarmácias, fabricação de cosméticos e do ecoturismo.
Fonte: ASCOM PMP