Dando continuidade ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Prefeitura de Parauapebas deu início na última quarta-feira (17) ao plantio ao redor da área do lixão. O objetivo é construir uma cortina verde ao redor da área.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Reis, o objetivo da cortina verde, que é uma exigência do TAC, é mitigar os impactos paisagísticos da área. "A meta é plantar 6.500 mudas ao redor de toda a área e assim fechar totalmente o muro com a vegetação. A parte superior será fechada com eucalipto e a inferior com a espécie sabiá, que cobrirá todo o muro", destacou Domires Reis.
Viagem a Salvador
Na oportunidade, o secretário informou que neste domingo (21) irá viajar com uma comitiva composta pelo colega secretário municipal de Urbanismo, Marivaldo Cruz, e representantes da Secretaria Municipal de Obras e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), além de alguns membros da comunidade, para visitar o aterro sanitário de Salvador (BA), que é referência no Brasil.
Segundo ele, após a aprovação da área, se dará início ao processo de licenciamento e instalação do aterro sanitário em Parauapebas.
Ação conjunta
O cumprimento do TAC, que tem por objetivo garantir a adoção de procedimentos necessários para implantação de medida de controle ambiental na área do atual lixão e a implantação do aterro sanitário, está sendo realizado em parceria com as secretarias municipais de Obras (Semob), de Urbanismo (Semurb) e de Assistência Social (Semas).
Em cumprimento ao TAC, já foram retiradas as famílias da área do lixão, construído um muro em volta da área e agora o plantio para a construção da cortina verde.
Texto e foto: Beatriz Sales
[ad code=1 align=center]