As visitas do prefeito Jeová Andrade a Belém na busca de parcerias, convênios e projetos para o município de Canaã dos Carajás começam a dar resultados. O convênio com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT-PA), para expedição de Carteiras de Identidade e Antecedentes Criminais foi assinado no último dia 22, sendo exposto no Diário Oficial logo no dia seguinte, sob número de publicação 529611.
A partir de junho, com a instalação e funcionamento da Seção de Identificação Civil, a sociedade canaense não mais precisará se deslocar para outros municípios para dispor de tais serviços.
O convênio garante o retorno da Expedição de Carteiras de Identidade e também, de Antecedentes Criminais, pondo fim ao desgaste vivenciado pelo povo de Canaã, que há mais de 2 anos vem sofrendo as consequências da desativação da unidade no município. Com a renovação do convênio, o município assume a responsabilidade de expedir os referidos documentos.
O posto de identificação funcionará na sede do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), localizado na Rua JK, prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Canaã dos Carajás já dispõe de técnicos treinados e capacitados para o atendimento e a estimativa, é emitir cerca de 400 Carteiras de Identidade mês. O local é totalmente climatizado e dispõe de toda a infraestrutura necessária ao bom atendimento.
Para o prefeito Jeová Andrade, trata-se de um serviço extremamente importante, por isso não mediu esforços, indo pessoalmente agilizar a assinatura do convênio e em seu tempo máximo, ou seja, 2 anos. “Era um absurdo o cidadão de Canaã ter que se deslocar para outros municípios (Parauapebas, Marabá, Xinguara) para tirar identidade. Perdia tempo, e muitos acabavam desistindo por que nem sempre conseguiam na primeira tentativa. Com um posto de atendimento no nosso município, vamos garantir conforto, comodidade, rapidez e respeito a quem precisa dos serviços”. disse o prefeito.