A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás aprovou na ultima quarta-feira, 27, por unanimidade, o pedido do prefeito Jeová Andrade (PMDB), solicitando reajuste de 25% de aumento salarial aos servidores do município.
O aumento foi parcelado em duas vezes: 13% já passaram a constar nos contracheques dos servidores a partir de março e mais 12% a partir de setembro. Essa negociação garante a reposição dos salários defasados desde 2009, quando do registro do último aumento dos trabalhadores e supera em muito o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que nos últimos 12 meses foi de 6,31%.
O presidente da Câmara de vereadores, Ailson Alves (PSC) que na penúltima quarta-feira, 20, havia recebido das mãos do prefeito a mensagem pedindo autorização para o reajuste, não hesitou em propor agilidade na tramitação junto aos demais parlamentares, o que permitiu que antes da Páscoa o funcionalismo já tivesse o beneficio garantido. Os parlamentares foram unanimes na emissão de seus pareceres favoráveis ao reajuste.
Para o secretário do governo, Roberto Andrade, responsável por intermediar a negociação junto aos representantes sindicais, trata-se de um momento histórico, pois é um percentual significativo que beneficiará diretamente mais de 2 mil servidores. Roberto lembra que o reajuste salarial além de elevar a autoestima o trabalhador, repercuti de forma positiva na movimentação do comércio local. “Esta era uma das preocupações do prefeito Jeová Andrade, que desde que assumiu vinha levantando esse assunto nas reuniões e encontros com o secretariado, com a Câmara e com os próprios servidores. Agora, é comemorar as conquistas que estamos alcançando”. reforçou o secretário, enfatizando que o diálogo com as lideranças sindicais foi extremamente importante.
Como se vê, a agilidade no processo, assim como da unanimidade nos votos favoráveis, é prova de que executivo e legislativo de Canaã dos Carajás estão alinhados e trabalhando com o mesmo objetivo: promover o progresso e o desenvolvimento local, valorizando o bem maior, sua população.
O projeto chegou à Câmara Municipal de Canaã dos Carajás no ultimo dia 20. Porém, já vinham sendo feitas as negociações entre as entidades que representam o funcionalismo e o prefeito Jeová Andrade.
O percentual é satisfatório e supera a expectativa. Enquanto os servidores públicos de muitas cidades brasileiras, principalmente, municípios vizinhos estão tendo que fazer ameaças de greve para conseguir um reajuste salarial de percentuais irrisórios, servidores públicos de Canaã dos Carajás comemoram os 25%, concedidos e já creditados em conta desde o último dia 28.
Maria Helena Azevedo, 50, servidora pública municipal há 19 anos, diz não se lembrar de já ter recebido um aumento salarial tão bom. Trabalhando no mandato de todos os prefeitos que o município já teve, Maria Helena se diz agradecida ao prefeito Jeová Andrade por demonstrar reconhecimento e valorização aos funcionários públicos logo nos primeiros dias de governo. “Eu nem estava esperando esse aumento agora. Sou feliz por ter meu trabalho, por ganhar meu dinheiro através do suor. Então, dou graças a Deus por esse aumento, pois veio em boa hora. Vai ajudar nas compras do mês, nos remédios”. desabafou.
3 comentários em “Prefeitura de Canaã dos Carajás aumenta em 25% o salário dos servidores públicos municipais”
Que parauapebas siga esse exemplo!! socooorrrooo pensa num sufoco até o vale alimetação foi cancelado ninguém Merece!!!
Parabéns aos sindicatos que representam as diversas classes de Servidores do nosso município, parabéns ao SISPUMCAC que foi criado com essa intenção de defender os direitos dos Servidores e encabeçou as negociações, e que não se omitiu assim como os demais sindicatos…
estão todos de parabéns…
e respondendo ao Srº. VISIONÁRIO não tem farra nenhuma com gastos de royalties, foi uma conquista dos servidores, e não tem nada de errado nisso…
pior foi na gestão passada que sucatearam o município e ninguém se manifestava em nada…
o ex-gestor nunca nem recebeu os sindicatos para pelo menos conversar-mos sobre a possibilidade de reajuste devido as percas salariais.
Já começou a farra !
Já esta gastando por conta dos Royalties !
Lastimável!