O Fundo Municipal de Educação de Canaā dos Carajás, através da Comissão Permanente de Licitação, realizou nesta segunda-feira, 27, a Chamada Pública para aquisição de Alimento Escolar, com Dispensa de Licitação conforme Lei Federal n. 11.947/2009 regulamentada através da Resolução FNDE n. 26 de 17 de junho de 2013. De acordo com o edital, a Prefeitura de Canaã destinará R$ 1,036 milhão (R$ 1.036.792,00) na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar.
A Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar de Carajás (Cooafac) foi uma das selecionadas e vai receber cerca de R$ 630 mil para a oferta de alimentos descritos no edital. A Cooafac, que reúne 65 famílias rurais, procurou antecipadamente a Secretaria Municipal de Educação para sensibilizar a prefeitura sobre os itens a serem selecionados e os preços ofertados. “Foi a maneira que a COOAFAC achou para fazer o fomento entre os agricultores ligados a ela. Ficou decidido em assembleia que os diretores não receberiam nenhuma ajuda de custo e não haveria cotas no fim do ano. O percentual de 30% que ficará pra cooperativa vai ser revertido em tecnologia com sementes, máquinas, assistência técnica para os agricultores”, destacou o Diretor Administrativo da COOAFAC, Fabio Collins Costa.
Também participaram da Chamada Pública representantes de entidade locais, Associação do Mel de Canaã, um Empreendedor individual e uma Cooperativa de Parauapebas. Alguns dos produtos descritos no edital são abacaxi, abobora moranga, alface, banana, batata doce, cebolinha verde, chuchu, coentro, couve, farinha de mandioca, macaxeira, mel, melancia, ovos, milho verde e polpas de frutas.
As entidades selecionadas vão aguardar o tempo regimental para publicação do resultado e ter o contrato assinado.