A administração de Jeová Andrade botou na rua, na semana passada, uma licitação, na modalidade registro de preços, para comprar uniformes e distribuir a, pelo menos, 1.600 servidores públicos municipais. A operação tem custo estimado em R$ R$ 892.217,35. Na segunda-feira da semana que vem, dia 21, serão conhecidos os valores registrados por item. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu e estão disponíveis no mural de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (veja aqui).
O Blog folheou o edital do certamente e constatou que várias pastas da administração direta da Prefeitura e Canaã sinalizaram a vontade de uniformizar suas equipes, a saber, Secretaria de Meio Ambiente, Controladoria-Geral, Procuradoria-Geral, Secretaria de Governo, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Administração, Secretaria de Finanças, Secretaria de Obras, Secretaria de Trânsito e Transporte, Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural, Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Habitação.
O governo local justifica que a aquisição tem por finalidade a padronização dos servidores públicos e facilitar a identificação quando eles estiverem prestando serviços aos munícipes. “Os uniformes servirão também para proteção individual do trabalhador, cobrindo praticamente todo o corpo e evitando, assim, a exposição da pele ao sol e garantindo, com as faixas refletivas, mais segurança nos trabalhos noturnos, prevenindo possíveis acidentes”, diz texto assinado pelo prefeito Jeová Andrade para endossar a aquisição.
Estão sendo licitados, ao todo, 33 itens, com valores médios que partem de R$ 37,78 (para camiseta de malha) até R$ 403,04 (para fardamento completo composto de calça, gondolão manga comprida e gorro). Embora nem todos os setores da prefeituras tenham optado pela padronização, o governo de Canaã dos Carajás tem atualmente, segundo informações do portal da transparência, 5 mil servidores.