A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, já está realizando o estudo socioeconômico Perfil Canaã 2022, com o objetivo de fazer um levantamento do perfil populacional do município. As equipes de cadastradores já estão nas ruas em todo o município.
O Perfil Canaã 2022 surgiu da necessidade do poder público de contar com informações específicas sociais, econômicas e de infraestrutura do município. Vale destacar que, a estimativa da prefeitura é que Canaã conte, atualmente, com mais de 70 mil habitantes.
O município tem, por exemplo, 49.064 eleitores cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e quase 15 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Enquanto isso, para o IBGE, Canaã teria pouco mais de 39 mil habitantes. Tal discrepância se deve ao fato de que o último Censo foi realizado no ano de 2010, e não identifica o crescimento populacional vivido pelo município nesse período.
Em 2022 está sendo realizado um novo Censo, no entanto, o Perfil Canaã se difere do levantamento do IBGE porque terá informações mais específicas de cada cidadão, e o poder público terá acesso a todas as estratificações.
A prefeitura, em posse dessas informações, vai poder planejar políticas públicas com mais assertividade, melhorando, assim, a qualidade de vida dos moradores. Serão analisadas características familiares, religião, saúde, características étnico-raciais, levantamento de pessoas com deficiência, natalidade, renda, condição de moradia, deslocamento para trabalho ou estudo e outros aspectos.
Dessa forma, a prefeitura solicita a colaboração de todos os residentes para receber os pesquisadores em suas casas, já que a pesquisa deverá ser feita em 100% das moradias. A pesquisa está prevista para ser concluída em quatro meses.
1 comentário em “Prefeitura de Canaã realiza levantamento do perfil socioeconômico da população”
Diego Santana !! Faz uma matéria sobre concursos públicos nesta cidade, faz tempo que não há concurso público.
Já tem inúmeras denúncias no ministério público, mas nada foi feito….