A Prefeitura de Canaã dos Carajás retomou a entrega dos kits alimentares para os alunos da educação infantil e básica, por conta da pandemia da covid-19. Na primeira semana de dezembro, os alimentos foram entregues às famílias de 12 mil alunos. Desde março, quando as aulas passaram a ser remotas, os itens da merenda escolar passaram a ser entregue na casa do aluno.
Segundo a prefeitura, a montagem dos kits recebem a orientação de nutricionistas e gastrônomos, para serem balanceados, valorizando as necessidades nutricionais das crianças e adolescentes atendidos na rede municipal de educação.
Os kits são compostos por alimentos como farinha de mandioca, biscoito, macarrão, ervilha, milho verde e uma porção de carne (peito de frango). “Os kits estão sendo confeccionados diretamente nas escolas e, nesse momento, está contendo apenas 12 itens, porque nós fizemos um processo licitatório em agosto para aquisição de novo gêneros alimentícios agora no segundo semestre. Entretanto, as empresas que participaram do certame pediram desistência de itens como óleo, açúcar e o arroz, que é um dos itens principais das nossas refeições. Então, por isso, nesse momento, a Secretaria de Educação está disponibilizando os kits, mas não tem arroz, óleo, açúcar e leite em pó”, disse Roselma Milani, Secretária de Educação. Ela ressalta que os kits não são cestas básicas, mas um reforço na alimentação das famílias nesse período de pandemia.
Por Dayse Gomes