Prefeitura de Canaã trabalha em revisão do PCCR e na realização de concurso

Atualmente, Poder Executivo municipal possui 4.116 servidores, dos quais somente 1.717 são concursados, ou seja, apenas 42% do quadro é efetivo. Governo agiliza reforma administrativa.

Continua depois da publicidade

O objetivo da administração de Josemira Gadelha é elaborar um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) compatível com as diretrizes estabelecidas pela Prefeitura de Canaã, bem como revisar e realizar adequações concernentes aos cargos de provimento efetivo e comissionados, ampliando a força de trabalho da Administração por meio de concurso.

Segundo o governo municipal, é necessário definir políticas de remuneração adequadas e justas, normatizando os critérios para progressão, capacitação, valorização e reconhecimento dos colaboradores públicos, eliminando incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou insatisfações.

Foi por isso que a prefeitura contratou a empresa paranaense Athena Projetos, no intuito de proceder à revisão e à elaboração de projetos de lei de alterações, referentes à Lei da Estrutura Administrativa do Poder Executivo de Canaã dos Carajás; à Lei do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da prefeitura; e à Lei do Regime Jurídico Único (RJU) de Canaã dos Carajás. Também, no combo, deve ser elaborado o Termo de Referência para o próximo concurso, além de assessoramento e suporte na aplicação das referidas leis junto ao departamento de recursos humanos da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Pessoal do Executivo

A despesa com pessoal do município de Canaã dos Carajás é de R$ 240,388 milhões por ano, uma das dez menores do Brasil perante à arrecadação líquida, numa média mensal de R$ 20 milhões por mês. Atualmente, segundo levantamento do Blog do Zé Dudu na folha de pagamento de setembro, o Poder Executivo municipal possui 4.116 servidores, dos quais apenas 1.717 são concursados — ou seja, apenas 42% do quadro é efetivo.

Na Prefeitura de Canaã de Canaã dos Carajás, dos 4.020 servidores, 1.695 são concursados, 1.997 são contratados, 326 são comissionados e dois são agentes políticos (no caso, a prefeitura e o vice-prefeito do município). No Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) não há, ainda, um concursado sequer. Dos 47 servidores, 36 são contratados, dez são comissionados e um é o diretor-geral, ocupante de cargo de indicação política.

Já no Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), de um quadro de 30 trabalhadores, 13 são concursados, dois são contratados e 15 são comissionados. A melhor situação é, do ponto de vista proporcional, a da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), onde, dos 19 servidores, nove são concursados, igual número é comissionado e um é o diretor-presidente, ocupante de cargo de indicação política.

11 comentários em “Prefeitura de Canaã trabalha em revisão do PCCR e na realização de concurso

  1. Gwerson Responder

    Muito importante abrir o debate sobre o Plano de Cargos Carreira e Remuneração, porém, o debate sobre a carreira do serviço público deveria iniciar de forma democrática com os servidores públicos, através de seus sindicatos e representações. O caminho que a prefeitura tomou foi terceirizar essa discussão a uma empresa de fora do estado. A ideia migrou do épico ao trágico…

  2. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Vereadores vamos fiscalizar!!
    Tem bons Vereadores, mas contratar um empresa para modificar um pccr é osso.
    Sindicatos, sociedade civil em geral estamos sendo enganados.
    Vereadores peço que revejam esse contrato entre a prefeitura e a empresa athenas, pois isso não é certo.

  3. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    É Zé Dudu é evidente esses acordos!!
    Rola primeiro uma ” espécie de chantagem” onde foi apontado os erros desta administração depois rola o acordo.
    Lembrei que foi tipo umas três reportagens bombas depois o acordo foi feito.
    É Zé Dudu o povo de esperto.
    Se até o bastão de Canaã sabe imagino os esperto.
    Os vereadores deveriam se manifestar sobre a contratação da empresa para simplesmente modificar o pccr.
    Qual foi o valor?
    Onde encontramos esse contrato?
    Isso é inédito no Brasil.

  4. Claudia Lemes Responder

    O Jeová nunca gostou de concursos e sempre quis manter um curral eleitoral com “votos de cabresto” dos contratados. Aqui a gente via nesta eleição o quanto esses trabalhadores estavam submissos ao Jeová e sua esposa, pois mesmo discordando dele e do apoio que ele deu ao Zequinha Marinho e Mário Couto, uma tremenda traição ao seu candidato a governador Helder, não podiam defender outra bandeira pois eram monitorados e sabiam que sofreriam retaliações se votassem diferente.
    Espero que esse concurso saia e que cada um possa ser livre para decidir em quem votar sem ser manipulado. A prefeita está de parabéns, só falta desatrelar dessa raça do Jeová.

  5. Batatinha Responder

    O site do Zé Dudu passou uma semana fazendo denuncias pesadas contra a prefeitura de Canaã, depois de um acerto financeiro bem “interessante” parece mais o próprio site da prefeitura, todo dia elogios e matérias tendenciosas. “Jornalismo” nojento, só quer dinheiro e enganar o povo.

  6. Lucas Taborda do Nascimento Responder

    Primeira vez que vejo uma prefeitura contratar uma empresa para fazer um PCCR, isso só serve para postergar mais o edital. A prefeitura tem mais contratado e comissionados do que servidores efetivos, uma vergonha essa situação. Um verdadeiro cabide de empregos!!

  7. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Acho que é inédito no Brasil uma empresa ser chamada para alterar o pccr, isso é uma vergonha.
    Procuei sobre essa empresa não achei nada.
    Gostaria de saber quanto custou aos cofres públicos?
    Gostaria de obter esse contrato.
    Mas se depender deste bolg vai ficar em sigilo de 200 anos.
    Acredito que parte da população não sabe o que é pccr. Mas tudo bem !!

  8. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    É brincadeira uma empresa para revisar o pccr !!
    Quanto custou aos cofres públicos isso?
    Há pessoas qualificadas para tal missão, além disso o pccr para ser alterado tem todo um rito que acredito que vai ser o mais lento o possível.
    Funcionários públicos estabilizados prestam um melhor serviço a sociedade, tem mais autonomia, não ficam tutelados aos políticos.
    A sociedade de Canaã merece ser mais respeitada.
    # concurso público já.

  9. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Vai ficar três anos revisando esse pccr.
    Não deve ter 100 laudas…. uma lauda a cada 30 dias…
    Estou em Canaã dos carajas desde 2014 falar em concurso nesta cidade parece e heresia, mas vamos esperar essa mudança no pccr!!
    Sei que esse blog mudou radicalmente as notícias deste município…. será se rolou o homem da mala.
    Espero que esse concurso não seja só para inglês ver. Espero que as vagas sejam coerente com a realidade do município. Além disso, esse município tem tradição em colocar as provas justamente na data de outros concursos da região.

Deixe seu comentário

Posts relacionados