Instada a falar sobre o post “Dois assuntos sobre os quais Salame evita falar em Marabá após 1º ano de seu governo” a prefeitura encaminhou a seguinte Nota de Esclarecimento:
– Em relação ao programa de asfaltamento desenvolvido pela Prefeitura de Marabá esclarecemos que:
1 – Considerando as precárias condições da malha viária da cidade em janeiro do ano passado, foram priorizadas as obras de recuperação e manutenção de ruas, avenidas e estradas vicinais, como forma de garantir trafegabilidade para pedestres e condutores.
2 – Além disso, as dívidas encontradas – em especial com o funcionalismo, e as 11 negativações de Marabá no CAUC – Cadastro Único de Convênios foram grandes empecilhos para a execução do programa de asfaltamento com a rapidez que desejamos.
3 – Contornamos esses problemas parcelando as dívidas e prestando contas de forma correta e transparente aos órgãos fiscalizadores da gestão pública em suas três esferas.
4 – Ainda assim, foi possível, com recursos próprios, iniciar obras de asfaltamento – com drenagem e meio-fio, em vias importantes como as Avenidas Alfredo Monção, Cuiabá e Pará que logo estarão concluídas.
5 – No ano passado, também iniciamos as obras de macrodrenagem da Grota do Aeroporto. Com prazo de 24 meses para conclusão, as obras beneficiam a população de seis dos mais populosos bairros da cidade, com drenagem, saneamento básico, habitação popular, urbanização e 70 km de asfalto.
6 – Logo começarão as obras de asfaltamento de toda a Folha 23, parte de Morada Nova e da Avenida Marechal Rondon, concluindo a Orla do Tocantins.
7 – Em janeiro deste ano, será assinada a Ordem de Serviço para a macrodrenagem da Grota Criminosa. Serão mais 30 km de asfalto, com drenagem e diversas outras benfeitorias. Uma obra esperada há tempos pela população de Marabá.
8 – Além disso, estão em andamento diversas licitações que, somadas, ultrapassam 150 km de pavimentação em diversos bairros da cidade, tudo de acordo com o plano de obras elaborado previamente.
9 – Asfaltar 500 km de ruas e avenidas, sempre começando pelos bairros periféricos da cidade, segue como o objetivo maior desta Administração e faremos isso ao longo dos quatros anos de mandato que o povo de Marabá nos ofereceu. Acreditamos que, com as obras já em andamento e as outras que começarão em breve, haveremos de cumprir mais este compromisso, para alegria de nossa gente e pesar dos adversários.
10 – Claro está que este objetivo seria ainda mais rapidamente alcançado caso Marabá contasse com o apoio do Governo do Estado do Pará. Inclusive, no ano passado, foi proposta do Prefeito de Marabá parceria na qual Marabá entraria com R$ 50 milhões e o Governo do Pará aportaria a mesma quantia, suficientes para asfaltar quase 200 km de ruas. Infelizmente, o pleito de Marabá jamais recebeu qualquer resposta ou atenção por parte do Governo do Estado.
11 – Mesmo sem essa ajuda, contamos com o apoio do Governo Federal que, sob a direção da presidente Dilma Rousseff, tem se mostrado sensível aos nossos apelos e com o interesse e a colaboração de diversos deputados federais que garantem recursos através de emendas parlamentares, a quem desde logo agradecemos.
– Quanto à questão da coleta de lixo em Marabá esclarecemos que:
1 – O contrato com a Leão Ambiental terá duração até o próximo mês de abril.
2 – Findo o prazo acima, uma nova licitação, já em preparação, será realizada para escolha da empresa que ficará responsável pela execução desses serviços.
3 – Os dados referentes a esses – e a todos os demais processos licitatórios, seguem rigorosamente o preconizado na legislação pertinente e estão sob permanente análise de nossa Controladoria Geral, além de todos os órgãos de controle e fiscalização das contas públicas.
Sendo o que havia para o momento, estamos sempre à disposição para esclarecimentos posteriores, baseados no respeito e transparência que caracterizam o relacionamento desta Administração com os órgãos de imprensa.
Marabá, 2 de janeiro de 2014
Prefeitura de Marabá
3 comentários em “Prefeitura de Marabá esclarece postagem do Blog sobre promessa de asfalto e contrato de coleta de lixo”
ESSE PREFEITO CONVERSA MUITO,E FAZ POUCO,SÓ FICA JOGANDO A CULPA NO PREFEITO ANTERIOR,SE NÃO TEM DINHEIRO PORQUE ENTÃO FOI VIAJAR PELA EUROPA,AQUI NO BRASIL TEM ÓTIMAS CIDADES COM TRATAMENTO DE LIXO,AGORA ESTA NOSSA CÃMARA DE VEREADORES É UMA VERGONHA!
A Le~ao Ambiental nao e de Maraba, o dinheiro pago a essa Empresa e investido em outras cidades. A prefeitura tem que ter veiculos proprio para coleta de lixo, podendo ate mesmo financialos no Banco BASA. Asfalto, os bairros do centro da cidade devem ser todos asfaltados, todas as ruas isso melhora a vista da cidade e incentiva mais investidores. A hidrovia do rio tocantins tem que ser concluida, e a segunda etapa depois da Eclusa de Tucurui, ja que e um obra do governo federal, o Sr Prefeito deve agendar uma reuniao com interresse publico para resolver, digo resolver essa questao, o Sr Prefeito ficara na historia… pois vira investidores para a cidade.
Tá bom! O pior mesmo é cuspir pra cima…