Agendada para acontecer no período de 23 de setembro a 1º de outubro, a III Festa Literária de Marabá está suspensa. O comunicado veio por meio de uma nota assinada pelo secretário municipal de Cultura interino, Genival Crescencio, mas que não informa a motivação, falando apenas em “circunstâncias imprevistas”.
A suspensão causou incômodo aos promotores culturais da cidade e também aos escritores que ajudaram a elaborar a programação dos nove dias do evento, sempre realizado no Centro de Convenções. Eles pediram uma reunião com o titular da Secretaria da Cultura (Secult) para discutir a temática, o que deve ocorrer ainda esta semana.
A Reportagem do Blog levantou, junto a fontes da Secult, que a suspensão teria sido determinada pelo próprio prefeito Tião Miranda, diante da queda de receita municipal nos últimos meses.
A Festa Literária de Marabá é parte da 25ª Feira-Pan Amazônica do Livro e das Multivozes, que está ocorrendo em Belém desde o final de semana. No início de agosto, o prefeito havia se reunido com um representante da Secretaria de Estado de Cultura para alinhavar os detalhes do evento.
Nas duas edições anteriores, a prefeitura de Marabá concedia bônus para que os professores comprassem livros, e o evento sempre teve grande participação popular.
Abaixo, leia a nota divulgada por Genival Crescencio:
Prezados amantes da literatura e cultura,
É com profunda consternação que a Secretaria de Cultura de Marabá comunica a suspensão da III Festa Literária de Marabá, que estava programada para ocorrer de 23 de setembro a 01 de outubro. Diante de circunstâncias imprevistas, tornou-se necessário adiar o evento para uma nova data, que será anunciada em breve.
Entendemos o esforço e entusiasmo de todos que já haviam se programado para participar do evento e pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que esta mudança possa causar em suas agendas. Sabemos o quanto a literatura e a cultura são importantes para nossa comunidade, e estamos comprometidos em oferecer um evento de qualidade que seja seguro e agradável para todos os envolvidos.
Agradecemos profundamente a colaboração de todos até o momento e contamos com sua compreensão e apoio durante este período de ajustes. A III Festa Literária de Marabá será realizada em uma nova data, que anunciaremos oportunamente, e esperamos contar com a presença de todos vocês para celebrar a riqueza da literatura e da cultura em nossa cidade.
Permanecemos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos e agradecemos sua compreensão. Atenciosamente,
Genival Crescêncio
Secretário Municipal de Cultura Interino
Marabá, 08 de setembro de 2023
5 comentários em “Prefeitura de Marabá suspende Festa Literária prevista para este mês”
Esse prefeito odeia a educação e a cultura. Bom pra ele é um povo sem conhecimento
Pra feira do Agronegócio têm centenas de milhares de reais, para feira literária, zero!
Ele quer entrar na onda das prefeituras sem dinheiro, e “aproveitar” os últimos momentos
Provavelmente uma retaliação em relação à recente greve da educação municipal.
Governo que não valoriza seu funcionalismo está fadado ao fracasso e leva seu povo junto para o buraco.
Marabá da vergonha, deveria assim ser chamado de agora por adiante, diria Willian Jonnys *”Povo sem cultura não se levanta. Se ajoelha”*. Esse entendimento transcende desde sua fundação com os castanhais a busca pelo o ouro e o cultivo do caucho, sempre a frente a família tradicional oligárquica, tradição que sobrepõe o cabresto de forma invisível mas sentida.