O prefeito Tião Miranda não é conhecido como “o homem das obras” à toa. Em quase três anos completos à frente da Prefeitura de Marabá, o gestor já deu à cidade ares de modernidade e desenvolvimento. Se nas gestões passadas a mais importante cidade do sudeste do estado mais parecia um cenário de faroeste arrasado, hoje Marabá bate recordes de geração de emprego e até seus indicadores sociais, demonstrados pelos ministérios da Economia e Cidadania, deram uma guinada.
Agora, Marabá está às vésperas de conhecer a empresa que vai executar um contrato de quase R$ 28,85 milhões em obras de pavimentação e drenagem de vias urbanas. É que a administração de Tião Miranda botou na rua um edital de licitação, na modalidade de concorrência, para realização dos serviços e as propostas serão conhecidas no próximo dia 10, conforme consta do edital do processo (veja aqui) folheado pelo Blog do Zé Dudu nesta segunda-feira (23).
Ao todo, 18,7 quilômetros de ruas serão asfaltados e drenados em quatro núcleos urbanos (Cidade Nova, Nova Marabá, São Félix e Morada Nova). Os bairros Liberdade, Laranjeiras e Independência, no complexo Cidade Nova, terão o maior número de vias recuperadas neste primeiro lote. Também haverá obras nas folhas (correspondentes a bairros) 11, 27, 28, 29 e 33, no complexo Nova Marabá. A fiscalização das obras vai estar a cargo da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop).
A cidade de Marabá tem 70% de seus moradores de baixa renda em ruas sem pavimentação, de acordo com dados de julho deste ano do Cadastro Único, administrado pelo Governo Federal.
Iluminação pública
Outro investimento que a Prefeitura de Marabá está fazendo é na área de iluminação pública. O governo municipal está contratando uma empresa para execução de serviços de substituição da iluminação tradicional dos postes da rede pública por iluminação de lâmpadas LED. Uma licitação de R$ 1,52 milhão está em curso e terá propostas conhecidas no dia 15 de outubro (veja o processo na íntegra aqui).
A Prefeitura de Marabá justifica que o serviço representa melhoria na iluminação das principais ruas e avenidas da cidade à medida que vai gerar mais economia aos cofres públicos, oferecendo, paralelamente, maior eficiência com as LEDs. A empreitada é conduzida pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM).
2 comentários em “Prefeitura de Marabá vai realizar maior operação de recuperação de ruas da história”
Só falta investir na segurança pública municipal. Por exemplo: as câmeras de monitoramento.
Faz uma reportagem sobre isso, pois elas ajudavam muito.
Obrigado.
A primeira rua atrás do CRISMU precisa ser toda arrumada,pois quando a via principal está com algum reparo,os carros só passa por ela.