Respira por aparelhos o viaduto hoje existente sobre o trecho urbano da PA-275 e que, por muitos anos, é cartão de visitas da entrada de Parauapebas. De hoje (28) a exatamente um mês, a Prefeitura de Parauapebas vai abrir envelopes com propostas comerciais para botar abaixo a estrutura de cimento. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que observou a publicação do aviso da concorrência de número 3/2019-029 anunciado pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) no Diário Oficial da União (DOU). O aviso pode ser conferido aqui.
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) foi quem organizou o edital para os serviços de demolição do viaduto entre as PAs 275 e 160 e a obra de construção do cruzamento em nível e urbanização da área adjacente. O empreendimento é fruto de parceria entre a prefeitura e a mineradora Vale, em razão de condicionantes da construção do ramal ferroviário para atender ao projeto S11D.
A ideia inicial seria de readequação do viaduto, mas após discussão com técnicos da área de infraestrutura a melhor solução encontrada seria detonar o viaduto e criar uma passagem livre, com cruzamento entre as duas rodovias estaduais. De acordo com Wanterlor Bandeira, o aporte da Vale para a obra é de R$ 12 milhões, mas o valor excedente será custeado com recursos do tesouro municipal.