Nesta quarta-feira (20), o governo do prefeito Darci Lermen — que recentemente anunciou nas redes sociais que faria o “maior churrasco do mundo” no aniversário de Parauapebas — publicou uma portaria para criar comissão específica que vai tratar da organização das festividades para celebrar o 34º aniversário do segundo mais rico município paraense, no próximo dia 10 de maio.
A medida, que se cerca de planejamento prévio e protocolos de cuidados com o coronavírus no tocante a eventos que envolvam aglomeração, dá poder às pastas da administração municipal envolvidas na organização do festejo, tanto do ponto de vista jurídico quanto operacional. As informações constam da edição de hoje do Diário Oficial do Município.
A autorização para realização das comemorações das “Bodas de Oliveira” de Parauapebas poderá, no entanto, ser revista ou cancelada, de acordo com a situação epidemiológica local. A julgar pelos indicadores recentes de contágio por coronavírus, com média diária de um ou outro caso, é possível dizer que o churrascão que o prefeito gaúcho Darci prometeu fazer na Capital do Minério pode, sim, tornar-se realidade, embora todos saibam que uma celebração dessa natureza, “0800”, tende a causar grande muvuca, alvoroço e puxão de cabelo.
Os órgãos escalados para pensar com seriedade a programação — e ver se a proposta pessoal de Darci cabe na lista — são o Gabinete do Prefeito; as secretarias de Cultura (Secult), Fazenda (Sefaz), Saúde (Semsa) Produção Rural (Sempror), Segurança Institucional (Semsi) e Turismo (Semtur); a Procuradoria-Geral do Município (PGM); a Central de Licitações e Contratos (CLC); e a Controladoria Geral do Município (CGM). A Secult é quem vai dar as diretrizes para a programação, que ainda não foi divulgada oficialmente.
Cenário epidemiológico
Até ontem (19), pouco mais de 67.600 parauapebenses haviam sido detectados com Covid-19, que já sepultou 564 pessoas no município. Para o bem das confraternizações, Parauapebas apresentou redução drástica no número de casos, o que se deve em grande parte à alta taxa de imunização, por meio de duas ou mais doses, com das vacinas disponíveis.
No boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura ontem, apenas uma pessoa testou positivo entre 73 testes realizados para checagem de síndrome gripal. Hoje, apenas 11 pessoas estão internadas com covid ou suspeita da doença nos estabelecimentos do município, redução drástica diante dos momentos críticos da pandemia, quando Parauapebas chegou a ter mais de 200 acamados de uma só vez. A taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de Covid-19 é de 13%. Com esses números, Darci poderá receber, quem sabe, um “green card” qualquer para tocar a plano da churrascada megalomaníaca.