Prefeitura de Parauapebas está apta a fazer convênios junto ao governo federal

Continua depois da publicidade

Durante o primeiro semestre desse ano, o governo municipal resolveu todas as pendências acumuladas junto a órgãos federais, assim como à Caixa Econômica Federal, que impedia a Prefeitura de Parauapebas acessar recursos federais, passando dessa forma a beneficiar o município com repasses de transferências voluntárias.

8510942270_8e6f3b7d0e_b

“Hoje Parauapebas está apta a pleitear financiamentos, convênios, repasses do orçamento geral da União e até mesmo recursos internacionais”, afirma o secretário municipal de planejamento e gestão, Célio Costa, destacando que o próprio prefeito Valmir Mariano solicitou empenho da sua equipe em resolver essas pendências acumuladas ao longo dos anos, como o exemplo da falha na prestação de contas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) pendente desde 1998.

A Prefeitura atualmente atende todas as exigências contratuais e fiscais estabelecidas pelo governo federal e que podem ser conferidas no extrato do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), disponibilizado no portal do Tesouro Nacional. “Somos um dos poucos municípios a ter um extrato do CAUC cem por cento comprovado”, afirmou Célio Costa.

De acordo com o titular da SEPLAN, a equipe da secretaria conseguiu destravar mais de R$ 36 milhões de reais em convênios junto ao governo federal, dentre eles o que permitirá a construção do Restaurante Popular. “O cumprimento dessas responsabilidades demonstra a eficiência administrativa do governo Valmir Mariano e o seu compromisso com a legalidade” finaliza Célio Costa.

Fonte: ASCOM da PMP

Nota do Blogger

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) feito a partir de dados do Tesouro Nacional e dos ministérios aponta que 96,4% de 5.563 municípios do país estão inaptos a fazer convênios com o governo federal.  Por conta disso, apenas 200 cidades em todo o Brasil podem receber verbas de transferências voluntárias. É dinheiro que pode ser usado, por exemplo, para reformar e ampliar postos de saúde, para obras de dragagem e pavimentação e até para construção de equipamentos de lazer e reformas de escolas e creches.

Alguns podem alegar que Parauapebas é um município rico, que não precisa de dinheiro. Ledo engano! Os sacrifícios a que todos os parauapebenses são submetidos para fazer do município o maior saldo da balança comercial brasileira são enormes e em virtude disso devemos receber alguma contrapartida do governo federal. Isto não vinha acontecendo por motivo simples: o fato de que alguns gestores não gostarem de usar verbas federais em virtude da prestação de contas. Essa pode ser a resposta aos fatos que levaram o município de Parauapebas a estar inadimplente.

Esse seleto grupo a que hoje Parauapebas pertence deve ser motivo de orgulho para o prefeito Valmir Mariano, para seus colaboradores e para os munícipes.

Como cita a nota assinada pela Assessoria de Comunicação da PMP, a liberação da obra do Restaurante Popular será de grande valia para a população carente local. Tal restaurante, quando estiver funcionando, fornecerá quatro mil refeições/dia, podendo ser estendidas para 9 mil refeições/dia.

Parabéns ao prefeito Valmir Mariano e a equipe SEPLAN, capitaneada pelo economista Celio Costa por colocar Parauapebas no seleto rol dos municípios brasileiros adimplentes. Essa conquista vem mais uma vez mostrar que quando se trabalha profissionalmente, com objetivos traçados e com conhecimento de causa, a tendência é tudo dar certo.

A alegação de que Parauapebas não precisa de dinheiro federal é de uma ignorância sem tamanho. Assim como o município tem grande arrecadação, grandes também são seus problemas e necessidades. Planejar Parauapebas para o futuro foi lema da campanha do prefeito Valmir Mariano. Para executar com eficiência esse planejamento deve-se, primeiro, arrumar a casa. E isso, só por essa ação, se vê que o prefeito Valmir Mariano está no caminho certo, bastando apenas fazer alguns ajustes necessários para o bom funcionamento da máquina pública.    

15 comentários em “Prefeitura de Parauapebas está apta a fazer convênios junto ao governo federal

  1. Anônimo Responder

    Eu só queria entender por que está faltando tudo nas escolas municipais. Isso faz parte da arrumação da casa? Por que que até o ano passado havia toner suficiente nas escolas, e agora não tem?Diminuiu a verba da educação? Pois só se ouve reclamação, até pincel para o professor escrever falta. E o lixo nas ruas faz parte da arrumação na casa também? E a água do Liberdade II, que nunca chegou? Vamos esperar a próxima eleição para que chegue às torneiras? Bla, bla, bla,…… E o transporte público? Até quando a população vai sofrer nas mãos desses vanzeiros e Cooperativas?????? Passaria o dia todo citando os problemas. Às vezes acho que estamos tendo o primeiro prefeito em Parauapebas, já que os anteriores não fizeram nada. Um ano está se passando, tem apenas mais dois para mostrar serviço, já que 2016 é eleição, e ninguém trabalha mais.Portanto, vamos acordar, inclusive a população.

  2. MARIA FRANCISCA Responder

    Não votei no atual prefeito,mais pela quantidade de gente que ele está incomodando,com o seu trabalho, que ao meu ver está no caminho certo,estou torcendo e muito pelo seu governo…

  3. Mario Responder

    E digo mais o Darcir deixou a PMP toda legal em termos de controle externo e certidões, com o cofre cheio e muito mas muitos contratos em andamento, pro velho ver se fazia alguma coisa e ele realmente mostrou que não sabe nem gastar dinheiro muito menos administrar Parauapebas.. Lolotas e mais lolotas só isso e que sabem fazer.. Darcir vai voltar pelo bem de todos

  4. MP Responder

    Cuidar a coisa publica é a principal missão de um agente publico eleito
    Como representante da sociedade !

  5. MP Responder

    Ser honesto !

    Cuidar da coisa publica e cumprir as obrigações legais !

    Não é mérito e sim obrigação de todo cargo eletivo !

  6. ZE DA HILLUX Responder

    ZEda D20 voce ta e na baba da macauba puxa saco o Rei do calote nao consegui limpar a cidade ate hoje a cidade esta as escuras por falta de iluminaçao publica isso em um ano de governo se voce nao puxar o saco eu vou pedir para cortar sua merreca.

  7. ZE Responder

    PEDRO MARTINS, O GOVERNO PASSADO ENGANOU O POVO COM CALA BOCA 8 ANOS E NADA FOI FEITO!! OQUE ELE GOSTAVA MUITO ERA DE ANEXOS E MAIS ANEXOS….INVESTIMENTOS SÓLIDOS….ME INDIQUE QUAIS???? OLHA EU CONFIEI E CONFIO NO VALMIR ACREDITO QUE ELE FARÁ MUITO POR PARAUAPEBAS!

  8. Pedro Martins Responder

    KKKKKKKKKKKKKK…SÓ VCS MESMO PARA ACREDITAR QUE O MUNICIPIO TINHA ALGUMA PENDENCIA COM ÓRGÃOS FEDERAIS, RELATIVO A CERTIDÕES.
    COMO SEMPRE NESTE GOVERNO, A SENSAÇÃO DE QUE NO GOVERNO ANTERIOR NADA ERA FEITO, AS PENDENCIAS NÃO ERAM RESOLVIDAS.
    SE FOREM VERIFICAR NO SITE DO CAUC O HISTORICO DO MUNICIPIO, VÃO VER QUE A VERDADE PREVALECERÁ.

    • Prefeito Marcha Rápida Responder

      Nada era feito mesmo, só pra lembrar: Parauapebas, no governo de Darci, perdeu mais de R$ 48 milhões de reais do governo federal para o saneamento básico porque não tinha as contas em dias. Isso foi comentado aqui neste blog.

  9. Torcedor Responder

    Estou torcendo que a coisa ande mas essa puxada foi federal. Agora ficou assim O SOL DOS CARAJAS PASSOU DO POLO NORTE e O ZEDUDU FICOU DEPOIS DA ANTARTIDA e quem vai dar noticias agora.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Há uma nítida diferença entre informar, criticar e ser tendencioso. Aqui elogia-se quando merece e critica-se quando está errado. A diferença é que a critica é sempre no sentido construtivo, sem especulações.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Concordo com você, anônimo. Zé Rinaldo é boa gente e competente. Acredito apenas que, embalado pela inexperiência e por um certo rancor em virtude das ações do prefeito no início do governo, ele se perdeu e investiu em áreas que levaram o gestor a desconfiar de sua parceria. Resta a ele provar que merece mesmo a confiança e fazer um bom trabalho, técnico e político.

Deixe seu comentário

Posts relacionados