Prefeitura de Parauapebas fecha valor para megaduplicação da PA-275

Projeto contempla execução de viadutos e pontes, além do deslocamento de linhas de transmissão e realocação de postes. Segundo governo municipal, trecho urbano atual já não dá mais conta do tráfego. Nesta quarta, prefeitura também acertou valor final da construção do novo mercado do Bairro Rio Verde

Continua depois da publicidade

Contagem regressiva para as obras de duplicação do trecho urbano da PA-275, entre a Avenida I, no Bairro Beira Rio, e a rotatória nas proximidades do quartel da Polícia Militar, em Parauapebas. Esta semana, o governo local publicou a homologação do valor da licitação para realizar o megaprojeto, que custará a “bagatela” de R$ 78,407 milhões e será implementado com recursos do Programa de Saneamento Ambiental de Parauapebas (Prosap). As informações são do Blog do Zé Dudu.

A ganhadora do contrato – cujo valor é maior que a arrecadação de um ano inteiro de 18 prefeituras paraenses – é o compromisso de consórcio Transvias e A & L. O consórcio venceu a disputa em um edital com alterações e prorrogação e que se arrasta desde fevereiro. Não há, ainda, informações dos concorrentes porque a prefeitura de Parauapebas não alimentou com mais detalhes seu portal de transparência tampouco enviou o processo ao mural do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A Prefeitura de Parauapebas diz que a obra é necessária porque o atual perímetro urbano da PA-275 já não comporta mais o tráfego de carros e motos da Capital do Minério, que deve encerrar 2024 com frota de 150 mil veículos emplacados aqui em circulação, sem contar as quase 50 mil unidades com placa de fora. Entre 2018 e 2023, a frota de veículos novos com placa de Parauapebas foi uma das 30 que mais cresceram no Brasil.

Viadutos e pontes

A ideia é fazer viadutos e pontes, além do deslocamento de linhas de transmissão e realocação de postes ao longo da PA-275. “Como essa rodovia se caracteriza como uma das principais vias de acesso à cidade, a sua trafegabilidade foi ser tomando reduzida com o passar dos anos, tendo em vista que ela também interliga diversos bairros, além de ser o principal acesso à rodoviária municipal”, justifica a administração municipal, adicionado que, em horários de pico, a formação de engarrafamentos é cada vez constante e que a prefeitura, por meio de órgãos de trânsito e segurança, vem realizando intervenções visando à fluidez.

No entanto, todos os esforços para desafogar o trânsito nos horários críticos parecem ser em vão, a exemplo de instalação de semáforos, sinalização vertical e horizontal e montagem de barreiras físicas. “A intervenção que irá sanar esses problemas será feita através de uma grande obra de duplicação”, argumenta a prefeitura, lembrando que, após a duplicação, o trecho urbano da PA-275 passará de duas faixas de sentido único para quatro faixas, duas delas em sentido oposto.

Ao todo, mais de 100 postos de trabalho diretos, com carteira assinada, devem ser criados no setor da construção civil, além de dezenas de outras oportunidades no mercado de trabalho indireto, que tende a ficar aquecido com as compras de materiais no comércio local.

Feira do Rio Verde

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Parauapebas também publicou no Diário Oficial do Município a finalização do julgamento das propostas comerciais para contratação da empresa que vai erguer o novo mercado no Bairro Rio Verde. A ganhadora da licitação foi o compromisso de consórcio Mercado Rio Verde, que ofertou R$ 65,255 milhões para realizar o empreendimento, que deve gerar cerca de 100 postos de trabalho com carteira assinada no setor da construção civil.

22 comentários em “Prefeitura de Parauapebas fecha valor para megaduplicação da PA-275

  1. HUDLER Responder

    Mais uma torneira bem larga que PARECE que será aberta em nossa cidade. Infelizmente, somos refens de pequenos interesses. “Ainda bem que ainda sobram migalhas para o povo”. Vejo alguns asfaltos pela cidade que nao duram 3 meses. É um total desrespeito!

  2. Lílian Responder

    Quando cheguei em Parauapebas foi super impactante. Esgoto pela rua, muito mal cheiro, ruas sem pavimentação, muitos buracos, nao pra fazer uma caminhada nas calçadas porque todas tem muito mato e mal cheiro. Parece uma cidade fantasma.

  3. Antonio Responder

    A população, habituada à escassez em meio à abundância da cidade, tornou-se refém de governantes que exploram essa desigualdade. É como um peixe que se acostuma à água turva, sem perceber que está sendo envenenado lentamente.

    O preço pago pela má escolha dos gestores da cidade nos últimos anos causou danos irreparáveis à cidade, como o do senho de uma cidade super desenvolvida como deveria ser (em alusão ao dinheiro que tem/gera)

  4. CLAUDECI MENDES SILVA Responder

    Muito verdade não adianta fazer nem um denuncia
    Para o ministério público eles também são corruptos.

  5. Maria Soares Responder

    E uma vergonha, só se contrato e nada sendo executado, espero que a população dê uma resposta a tanta irregularidades neste município, pq o judicial nada faz.

  6. RITA DE CASSIA Responder

    Continuem VOTANDO nesses Vagabundos da ESQUERDA, PARAUPEBAS JÁ ESTÁ NA UTI, UM ROUBO A MAIS OU A MENOS NÃO FAZ DIFERENÇA para esses ladrões. ACORDA POVO AMOR DE DEUS, OLHA COMO ESTÁ A SAÚDE,O SANEAMENTO! BAIRROS FORAM DEIXADOS.

  7. Raimundo Responder

    Um monte de obra superfaturada. Esse Prosap é um poço sem fundo de falcatruas, com um monte de vagabundo mamando e secando as testas desta esculhambada terra de muro baixo.

  8. Raquele Martins Responder

    O segredo é fechar as torneiras das propinas para os engenheiros da semob … O. R. só pega obra quem paga kkkkk

  9. Jéssica Responder

    Verdade tem investir na saúde
    Fazer mas UPA, investir na educação
    Contratar mas médico.

  10. Aleyupi Farias Responder

    NÃO APENAS FALIR, MAS, ALIMENTAR A GANÂNCIA DESSE EMPRESÁRIO QUE ABOCANHA TODAS AS LICITAÇÕES DE PARAUAPEBAS, E AINDA OBTÉM BENESSES DO MUNICÍPIO PARA SEU TIME DE FUTEBOL. O RETORNO DEVERIA SER O MÁXIMO PARA O GASTO MÍNIMO…MAS SEMPRE É O CONTRÁRIO…

  11. João Batista Responder

    Eita Goiano,vão deixar só o buraco nos cofres, vão fazer contigo igual fizeram com Bolsonaro só pagar conta.

    • CLAUDECY FERNANDES DA LUZ Responder

      Acho desnecessário tudo isso , deveria investir na saúde de Parauapebas, o que adianta ter um mercado novo, o que adianta uma duplicação já no final do mandado do prefeito, isso tem cheiro de mutreta, o ministério público deveria fiscalizar isso de perto.

    • Visão real Responder

      Já tá arranjando a desculpa? Bom administrador é o que consegue mostrar serviço na crise. Se pra vc foi o consolo pra incompetencia do inelegível, não a use para a realidade local.

    • Vânia Da Silva Almeida Responder

      Penso que é necessário,mas há prioridades mais urgentes como a saúde e educação que está um caos!

  12. Leo Responder

    Como que os semáforos ao longo da 275, que ficam 90 segundos no vermelho e 20 no verde vai ajudar a desafogar o trânsito? Eles acham q em 20 segundos passam todos os veículos que ficaram parados? Esse povo tem m…. na cabeça. Essa administração está pouco se lixando pra população.

    • Pedro Responder

      É a engenharia com o selo darci de qualidade!!!!! Agora é saber quantos engenheiros da pmp compraram o concurso por baixo dos panos!!!!!! kkkkkkk

  13. ROBERTO Responder

    78 K + 65 K = ALO MP ! FIQUE ATENTO A ESSES VALORES PQ PODEM IR DIRETO P CAMPANHAS P TERMINAR DE FALIR ESTA MISERAVEL CIDADE !

  14. Francisco Freitas Responder

    KKKK muitos milhoes em desvios , ainda bem q nao vai dar tempo pq o ‘ doido ‘ vai ganhar e acabar com a festa

Deixe seu comentário

Posts relacionados