O DRI (Departamento de Realações Indígenas) realiza reunião de alinhamento sobre a realização da 1º Ação Cidadania Indígena na terra indígena Xikrin do Katete. A ação ainda está sendo detalhada, não tendo nem mesmo a data definida, porém, com possibilidade de acontecer no primeiro semestre de 2023, tendo como período proposto de 10 a 14 de abril.
Cada secretaria participará dentro de sua competência. Assim a Semsi participará da ação por meio da emissão de documentos para os indígenas, além de palestras conforme a demanda da comunidade; a Semas trabalhará os programas sociais; a Semed, através do SEEI, promoverá gincanas lúdicas e educativas para tornar a ação mais atrativa e participativa.
“Podemos entender que essa reunião representa avanço na preparação desta ação. De agora pra frente cada setor deve fazer seu respectivo planejamento que vai dos serviços a serem levados, estrutura própria necessária e recursos que dependam de outros como, por exemplo, internet”, simplifica Girlan Pereira, coordenador do DRI.
Participam do planejamento representantes da Semsi (Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão), Semas (SecretariaMunicipalde Ação Social), Semed (Secretaria Municipal de Educação), SEEI (Setor de Educação Escolar Indígena); ainda serão inclusas as participações da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), Semtur (Secretaria Municipal de Turismo), Semas (Secretaria Municipal de Saúde) e Semel (Secretaria Municipal de Esporte).
(Texto e fotos: Acsom PMM)