Em dois dias de treinamento, 80 agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte – DMTT – de Parauapebas são capacitados com o novo sistema de registro de multas, que vai substituir o talão impresso por um talonário eletrônico, que é um dispositivo portátil para auxiliar a fiscalização do trânsito na cidade.
“Acreditamos na eficácia do aplicativo para dar mais agilidade na aplicação das multas e, principalmente, mais transparência já que o novo sistema registra a foto no local da infração. Por exemplo, temos muitos registros de estacionamento em parada de ônibus e quando o veículo for flagrado nessa irregularidade, o agente poderá filmar para provar a imprudência”, relatou Wanterlor Bandeira, Secretário Municipal de Segurança Institucional, informando, ainda, que a previsão da implantação do novo sistema de multas é até 15 de dezembro.
Parauapebas será a primeira cidade do interior do Estado a trabalhar com o equipamento. O representante do aplicativo disse que atualmente 2 mil municípios brasileiros já utilizam o equipamento eletrônico para fiscalização do trânsito. “Esse sistema favorece as estatísticas. Um estudo identificou que se fazia muito papel e se chegava a pouco resultado estatístico no trânsito brasileiro. Então, a criação do talonário eletrônico foi com o objetivo de proporcionar transparência e segurança no processo da multa. Esse sistema tira o risco de multar uma pessoa numa infração que ela não cometeu. Esse dispositivo eletrônico não permite trocar uma placa, CPF, cor do veículo, situação de habilitação, então, o cidadão terá segurança das informações”, detalhou o funcionamento do sistema o instrutor do aplicativo, Edevalber Alves Pereira.
O agente de trânsito Valdenilson Ramos da Silva confia que o novo sistema vai favorecer a fiscalização do trânsito e aproximar o agente aos motoristas. “O sistema vai agilizar nosso trabalho e o aplicativo vai ajudar nas consultas quando o cidadão tem uma dúvida. O agente vai esclarecer dúvidas na hora. O sistema de internet e de satélite auxilia nessa informação instantânea. Além de acabar com a reclamação de que o motorista não cometeu a infração”, comemora o agente de trânsito.