Com o objetivo de chamar a atenção da população para os efeitos do aquecimento global, a Prefeitura Municipal de Parauapebas participou pela primeira vez do ato simbólico Hora do Planeta, apagando as luzes do Centro Administrativo da Prefeitura, no último sábado, 26, às 20:30 horas.
O Hora do Planeta é um movimento global sobre as mudanças climáticas, promovido no mundo todo pela ONG WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.
Em Parauapebas, durante o tempo em que as luzes estiveram apagadas, a participação do coral do servidor público e do coral da igreja Adventista do Sétimo Dia cantaram músicas com a temática da natureza, animando os presentes.
De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Luiz Vieira, que representava o Prefeito Darci Lermen, o ato simbólico Hora do Planeta é um momento de reflexão global de cuidado e respeito com o meio ambiente.
“Apagar as luzes durante uma hora significa que podemos fazer muito mais por esse planeta. Educar nossas crianças, adolescentes e adotar comportamentos de responsabilidade com as questões ambientais em nosso dia a dia são atitudes simples, mas que demonstram nosso respeito pelo meio ambiente. Quando fazemos isso, garantimos qualidade ambiental para nossos filhos e netos”, destacou.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ginaldo Rodrigues, a Prefeitura de Parauapebas participou do ato para chamar a atenção da comunidade para a importância da preservação ambiental e sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas e questões ambientais em geral. “Quando paramos para participar deste ato, despertamos nas pessoas um pouco de consciência em relação às questões ambientais do município, convidando-as a valorizar e cuidar de nossas riquezas naturais no seu dia a dia e alertando para os efeitos do aquecimento global”.
Para a Coordenadora de Sustentabilidade e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Elidiane Pereira, o ato simbólico é um momento de reflexão e de necessidade de se buscar alternativas sustentáveis para o sistema energético brasileiro e de demonstração de preocupação com o aquecimento global, chamando a atenção da população para a importância da conservação dos ecossistemas naturais.
Para o participante do ato, Manoel de Oliveira Filho, iniciativas como esta de preocupação e valorização de nossas riquezas naturais deviam se tornar rotina, mas infelizmente, segundo ele, o homem é o único ser que destrói o ambiente que vive, a sua casa, por meio de uso indevido dos recursos naturais.
Hora do planeta no Brasil – De acordo com a ONG WWF, este ano vinte capitais e 123 cidades participam de evento contra o aquecimento global, um recorde em relação às duas edições anteriores. Em 2010, no Brasil, 98 cidades em 21 estados aderiram oficialmente à Hora do Planeta, entre elas, 20 capitais.
Texto e foto: Beatriz Sales
5 comentários em “Prefeitura de Parauapebas participa pela primeira vez do Hora do Planeta”
a iniciativa é boa. Muitos bairros da cidade já fazem isso até sem querer, tem bairro que quase todos os dias é a hora do planeta; isso tanto para o consumo de energia quanto para o de água. Mas de qualquer forma o evento foi uma bela iniciativa.
kkkkkkk,,,,
Em Parauapebas também,,, basta a natureza querer mandar um Aguinha para nós; a Celpa é mesmo a maior consientizadora que existe.
Aqui em Canaã participamos da hora do planeta todos os dias…
Obrigado Celpa.
Muito bom o evento, fui e levei meu filho. Pena que foram poucas pessoas.
Puxa,,
Quase Ninguém percebeu, talvez tenha faltado Energia no Parauapebas todo,,,
isso é natural, que pena.