Prefeitura de Parauapebas reduz expediente nos dias de jogos da seleção na Copa

Serviços essenciais continuam funcionando normalmente; escolas funcionam apenas em turnos que não coincidem com as partidas

Continua depois da publicidade

A Copa do Mundo, além de reunir a torcida pela Seleção Brasileira, também traz consigo a geração de emprego e renda. A ocasião movimenta a economia local, uma vez que mobiliza desde o meio alimentício até o comércio em geral, que se preparou para receber a população espalhada em diversos pontos da Capital do Minério. Para garantir que todos participem, a Prefeitura de Parauapebas irá liberar os servidores públicos mais cedo para acompanhar a participação do Brasil no campeonato.

O funcionalismo público do município terá a carga horária de trabalho reduzida neste período. A decisão foi estabelecida por meio do Decreto 887/2022, assinado pelo prefeito em exercício João Trindade e divulgado no Diário Oficial na última quinta-feira (24), ocasião da estreia da Seleção Brasileira em campo. 

De acordo com o que prevê o documento, quando as partidas do Brasil tiverem início às 16h, o expediente nas secretarias será das 8h às 14h; nas agendadas às 13h, a jornada de trabalho vai das 8h às 12h. Em ambos os casos não haverá intervalo para almoço.

Os serviços considerados essenciais funcionam normalmente, mas em escalas de plantões. São considerados serviços essenciais à Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), a Guarda Municipal e a fiscalização de trânsito. Já na rede municipal de ensino, de acordo com a Secretaria de Educação (Semed), as escolas estão funcionando apenas nos turnos em que não ocorrem os jogos – na partida de hoje, por exemplo, só haverá aula para o primeiro turno.