As obras de infraestrutura, que já movimentaram 4.500 trabalhadores de janeiro a julho deste ano em Parauapebas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, vão continuar sendo reforçados pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que fez publicar na sexta-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU) o aviso de uma licitação de R$ 5,27 milhões para construir ciclovia em trecho urbano da PA-160. As propostas comerciais vão ser apreciadas no final de setembro (veja aqui).
A ciclovia será construída entre a rotatória de acesso ao Bairro Tropical e a entrada do Bairro Amazônia, totalizando 6,13 quilômetros em linha reta. De acordo com a Semob, a extensão afetada passará por demolição e retirada do pavimento asfáltico. Também serão retiradas as barreiras de concreto para dar lugar à ciclovia, que será separada da faixa de rolamento por meio-fio devidamente caiado e em nível diferente da faixa de tráfego dos veículos. A Semob informa que, além da ciclovia, a área receberá drenagem, reposição de pavimentação asfáltica com a formação das respectivas camadas estruturais, sinalização horizontal, plantio de grama em canteiros e reparos nos canteiros por onde a ciclovia deverá passar.
“Tendo em vista o processo de expansão territorial pelo qual a nossa cidade passa e cientes das obras de infraestrutura e mobilidade urbana que estão sendo realizadas, o projeto da ciclovia foi concebido para complementar as ações que visam à melhoraria da malha”, informa o secretário de Obras, Wanterlor Bandeira, adicionando que, além de trazer segurança viária e qualidade de vida, a intervenção vai dar cara nova ao aspecto urbanístico de Parauapebas.
A empresa que ganhar a licitação comandará o contrato por um ano e terá dez meses para entregar a ciclovia pronta. Cerca de 100 empregos com carteira assinada deverão ser gerados no decorrer da execução da obra, movimentando cerca de R$ 2,85 milhões em salários.