Prefeitura de São Domingos do Araguaia entrega 11 mil mudas de açaí a agricultores

Continua depois da publicidade

A Prefeitura Municipal de São Domingos do Araguaia, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem a frente o secretário Lourival Pimentel, realizou cerimônia de entrega de 11.000 (onze mil) mudas de Açaí BRS-Pará (precoce), no último dia 23, a 150 agricultores presentes ao evento. Esta ação visa o incentivo a produção de alimentos e a recuperação de nascentes e córregos. Os trabalhos de produção, distribuição e orientação foram coordenados pelos técnicos agrícolas, engenheira agrônoma, engenheira ambiental e o secretario.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (Emater-Pará) participou como uma das parceiras. Na ocasião, o coordenador do escritório local, técnico agrícola, Rudinei Ribeiro Magalhães compôs a mesa de abertura dos trabalhos do evento e proferiu uma palestra sobre a importância da produção de açaí. Em sua fala, ele destacou pontos importantes “como o fato do cultivo do fruto contribuir para estabilizar alguns fatores socioeconômicos vitais, como empregabilidade, estabilidade financeira, segurança alimentar, entre outros.”

acai2

Segundo Rudinei Magalhães, o Brasil passa por uma crise que tem causado sérios impactos na economia, “mas graças a Deus não chega a causar falta de alimentos”. Ele reiterou aos presentes, incluindo produtores assentados e não assentados, a maioria assistida pela Emater e residente na região da Vila Santana, que “essa quantidade de mudas de açaí aqui recebida dá pra plantar uma área de 27,5 hectares, o que corresponde a uma produção de 275 toneladas e a uma receita de R$ 275 mil”. Cada agricultor recebeu 70 mudas de açaí.

O gestor da Emater no município também ressaltou que, por ser a cadeia produtiva do açaí “uma prioridade do Governo do Estado através do Programa Pró Açaí”, o trabalho desenvolvido pela Empresa é fundamental, “por sua competência técnica, proximidade e apoio aos agricultores e à produção familiar, ajudando-os a alavancar a produção estadual”. Ao final da palestra, ele abordou técnicas de preparo de cova, adubação, irrigação, espaçamento e desbaste, que contribuem para melhorar o cultivo de açaí.