Prefeitura Municipal?

Continua depois da publicidade

O Blogger foi questionado por um leitor que alega não ser correto usar a expressão Prefeitura Municipal. Em seu favor, o leitor argumenta que toda prefeitura – ente da administração pública – é municipal, de modo que haveria redundância no referido termo. Do site Migalhas, a resposta ao leitor:

1) Prefeitura vem do latim (praefectura ou, mais especificamente, do verbo praeficere, que significa prepor, estar à testa, ser o chefe). Quer exprimir, assim, o comando, a direção, o governo, a intendência exercida por alguém.
2) Entre os romanos, podia significar a administração de uma quinta (praefectura villae), o cargo de censor (praefectura morum), o comando da cavalaria (praefectura equitum), ou, até mesmo, a prefeitura de Roma. Chegou mesmo a constituir cada uma das quatro grandes divisões administrativas do Império Romano, estabelecidas por Constantino (da Itália, das Gálias, do Oriente, da Ilíria).

3) Embora estejamos acostumados apenas a pensar na repartição executiva central de cada município, ainda hoje há outros empregos do vocábulo, podendo-se exemplificar com prefeitura da universidade e prefeitura do campus.

Como se vê, nada há de incorreto no emprego da expressão Prefeitura Municipal, e, a seu respeito, podem-se fazer duas afirmações: I) não serve ela, de modo exclusivo, para designar a repartição central de um governo municipal; II) não há redundância em seu uso.

4 comentários em “Prefeitura Municipal?

  1. Jhoás Sodré Responder

    Só para nível de agregação de conhecimento II.
    Não vamos muito longe nos alojamentos no salobo por ser muita gente lá existe tambem Prefeito e Vice Prefeito.

  2. Marinonna Responder

    Só para nível de agregação de conhecimento, em São Paulo, por exemplo, existem prédios enoooormes; nesses prédios, não há síndicos, há prefeitos. A administração do prédio é entendida como prefeitura. Abraços!

Deixe seu comentário

Posts relacionados