Comunidade erguida do nada nos últimos dez anos, o Bairro Montes Claros é pouco conhecido para quem mora no “miolo” de Parauapebas e só pisa no asfalto. Mas não o é para seus cerca de 8 mil habitantes, que convivem ora com poeira, ora com lama, a cada estação. Localizado atrás do serviço de captação de água, o bairro é carente de equipamentos e serviços básicos.
Porém, no que depender do prefeito Darci Lermen, os problemas de infraestrutura estão com os dias contados por lá. O gestor autorizou a Secretaria Municipal de Obras (Semob) fazer uma megalicitação para drenagem e asfaltamento de ruas do bairro. Se tudo correr bem, sem interveniência das interessadas em um contrato que pode chegar a R$ 19,7 milhões por 18 meses de serviços, as propostas comerciais serão conferidas de hoje a exatamente um mês.
As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou detalhes do edital da concorrência. Pelo cronograma de atividades que consta do documento, 30 ruas do bairro serão asfaltadas “de cabo a rabo”, algumas delas com até 1,4 quilômetro de extensão. Técnicos da Semob circularam pelos logradouros e identificaram a necessidade dos serviços demandados.
Como muitas vias ainda têm nome incerto e não sabido até mesmo por seus moradores, não é possível listar todas. Ainda assim, o Blog identificou que vias com nome já definido — como as ruas João Bosco, Morumbi, Guamá, Ângela Bernardes, São Sebastião, Nossa Senhora de Nazaré, Safira e a Avenida Pérola — receberão os serviços.
De acordo com a Prefeitura de Parauapebas, as frentes de trabalho devem gerar até 200 postos temporários na construção civil. Além disso, quando as benfeitorias estiverem concluídas, vão proporcionar segurança, conforto e qualidade de vida aos cidadãos que vivem no Bairro Montes Claros. “Os serviços vão garantir, sobretudo, maior fluidez do trânsito e otimizar a mobilidade de pedestres e motoristas”, destaca o secretário de Obras, Wanterlor Bandeira.
Pedido na Câmara
Que a justiça seja feita: o vereador Elvis Silva, o popular Zé do Bode, pode ser considerado o “pai da criança” dos serviços de infraestrutura na comunidade Montes Claros. O Blog apurou que ele, na sessão de 15 de junho do ano passado, apresentou indicação em que denunciou a precariedade e as mazelas das ruas da comunidade e chamou a atenção do governo municipal para as demandas dos moradores de lá. “O bairro se encontra com ruas sem estrutura e sem definição de pista de rolamento, sem calçadas, sem trafegabilidade, sem pavimentação e saneamento básico”, revelou Zé do Bode à época, denunciando esgoto a céu aberto, vias e lotes tomados por juquira, ausência de estabelecimentos de ensino e saúde, falta d’água, entre outras deficiências. O prefeito Darci ouviu o clamor do parlamentar e ordenou que os serviços alcancem toda a população.