No próximo dia 10, o Gabinete do prefeito Darci Lermen vai dar início à contratação de um fornecedor de material gráfico visando à promoção dos atrativos turísticos de Parauapebas. A ideia, encabeçada pelo Departamento de Turismo (Detur), é usar até R$ 253 mil para a difusão do município e de suas belezas, com a finalidade de despertar em potenciais turistas o desejo de conhecer o município famoso pelas reservas de minério de ferro, mas que também guarda fauna, flora, cavernas e cachoeiras exuberantes.
A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu e chegou a ser publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de 28 de janeiro (veja aqui). Mas os detalhes da contratação só obtiveram publicidade no dia 29 por meio do mural de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
De acordo com o Detur, a difusão do conhecimento sobre o turismo em Parauapebas é exercida, entre outras formas, com o uso de cartilhas e demais publicações que proporcionam o acesso à informação sobre as áreas turísticas do município. Desse modo, o departamento entende ser fundamental investir na confecção de material promocional e institucional em diferentes suportes, com vistas ao alcance da missão institucional, que é potencializar esse importante setor da economia local.
“Outro ponto importante é que no segundo semestre deste ano teremos a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista, local cujo objetivo é repassar informações às pessoas que aqui nos visitam. Assim, o material gráfico terá essa finalidade dentro Centro”, destaca o coordenador municipal de Turismo, Marcos Alexandre dos Santos, em justificativa para balizar a licitação.
Secretaria de Turismo
No final do ano passado, o Blog do Zé Dudu reportou um projeto de lei do Executivo (relembre aqui) que tramita na Câmara para transformar o Detur em Secretaria Municipal de Turismo (Setur). A ideia segue. E o prefeito Darci Lermen acredita nela. “O turismo é um dos importantes vetores econômicos que o município tem condições de incentivar para produzir resultados concretos e benéficos à sociedade parauapebense”, argumenta o prefeito Darci Lermen, destacando que a capital do minério possui cachoeiras, montanhas e fragmentos de natureza preservados que, se adequadamente explorados com ações e guarda do poder público e sociedade em geral, podem tornar-se matriz econômica importante e gerar receitas.