O prefeito de Marabá, Tião Miranda, e o de Parauapebas, Darci Lermen, estão unindo forças para levar serviços básicos e cidadania aos 30 mil habitantes da região do Contestado, um distrito do município de Marabá composto por várias comunidades rurais que, no entanto, se localizam mais próximas à cidade de Parauapebas. As informações foram publicadas na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU), que traz o extrato do Termo de Cooperação Técnica nº 5 (veja aqui), assinado pelos gestores no último dia 28 e com vigência até 29 de dezembro de 2020, véspera do término do mandato de ambos os prefeitos.
De acordo com o texto que consta do extrato do termo, os municípios de Marabá e Parauapebas estão celebrando conjunção de esforços para promover atividades nas áreas de educação, saúde, agropecuária, meio ambiente, acesso à internet, coleta de resíduos sólidos, iluminação pública, fomento ao desenvolvimento econômico, ao ecoturismo, comemorações em incentivo à cultura e lazer, bem com a execução de obras de interesse público em áreas de fronteira e de interesse comum na região do Contestado.
Vale lembrar que os habitantes do Contestado são contabilizados como de Marabá pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas eles votam em Parauapebas, o que avoluma as estatísticas de eleitorado deste município no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Parauapebas e Marabá são os dois municípios mais ricos e com as prefeituras mais bem-sucedidas na Amazônia, fora as capitais de estado.