Prêmio Freio Henri de Roziers será entregue neste sábado (12)

Comenda homenageia aqueles com história de defesa aos direitos humanos

Continua depois da publicidade

Acontece, no próximo sábado (12), às 19h, a quinta edição da solenidade de entrega do Prêmio Frei Henri de Roziers de Direitos Humanos, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Xinguara (OAB/Xinguara). Na ocasião, serão homenageados Pe. Danilo Lago, Jean Ann Bellini, Hilário Lopes Costa e Geuza da Cunha Morgado, agentes pastorais da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Em 2025, com o tema “Jubileu da CPT: 50 anos de luta e resistência”, a comenda visa homenagear pessoas com história de vida e de luta na defesa dos direitos humanos. Após a solenidade, acontecerá um ato cultural, o jantar na área externa da OAB. A homenagem é reconhecida pela diretoria da OAB Sessão Pará.

Criado em 2016, por um grupo de advogados ligados ao Frei Henri des Roziers, a primeira edição do prêmio aconteceu em 2018, por ocasião da colocação das cinzas do advogado e frade dominicano no assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que leva seu nome, em Curionópolis. O Frei Henri foi um advogado que dedicou sua vida para proteger os pequenos e um defensor dos direitos humanos reconhecido no mundo inteiro, falecido em 2017.

A solenidade ocorre paralelamente com outras atividades em memória do frei, como uma celebração católica anual na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Setor Itamaraty, onde ele costumava celebrar missas. Na manhã do próximo domingo (13), o assentamento com seu nome receberá um Ato em Memória, organizado pelo MST.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress