Por José Bones:
Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Rousseff e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia.
Presidenta?
Mas, afinal, que palavra é essa?
Bem, vejamos:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante…
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.
Um exemplo (negativo) seria:
“A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta. “
6 comentários em “Presidenta?”
ESSE JOSÉ BONES DEVE ESTÁ COM A CARA NO CHÃO. ENTÃO ZEZINHO, GOSTOU DA AULA DE PORTUGUÊS? PENSOU QUE ESTAVA ARRASANDO DANDO UM DE INTELECTUAL, HEIM? rs
Zé: Lamento discordar do leitor José Bones, mas opto pelos ensinamentos de Celso Cunha, Evanildo Bechara, Luis Antônio Sacconi, Domingos Paschoal Cegalla que nos dizem que “presidenta” é a forma correta e dicionarizada, ao lado de presidente. Também este é o pensamento do nosso famoso dicionarista Aurélio Buarque de Holanda: presidenta [Fem. de presidente.]
Substantivo feminino. 1.Mulher que preside. 2.Mulher de um presidente. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0.
Sem mais delongas, qualquer pesquisa na internet nos levará ao feminino de presidente, pouco usado, mas correto, como sendo: presidenta. Sugiro uma visita aos sites: http://www.brasilescola.com/gramatica/dilma-rousseffpresidente-ou-presidenta-brasil.htm, http://g1.globo.com/platb/portugues/2010/11/01/a-presidente-ou-presidenta/, para pesquisas a respeito do assunto. Abraços: Alípio Mário Ribeiro, professor de português (UFMG, Letras, 1988)
Conheço muitas pessoas que tem nível superior e são muito bem sucedidas na vida profissional e financeira e votou na Dilma, não recebe bolsa família nem tem emprego no governo. Viva a Dilma,viva o bolsa família (não recebo), viva aqueles que recebem.VIVA O BRASIL, modelo que o mundo quer e deve copiar. DEUS, abençoe nossos governantes.
Alguns milhões dos votos de Dilma, vieram de pessoas que vivem do famoso bolsa família. Tem pessoas alfabetizadas que recebem este bolsa família? deve até ter…
A polêmica foi instalada em 74, por acasião da assunção ao cargo de Presidente do governo argentino, a vice-presidenta Maria Estela Martínez de Peron, a ” Isabelita” Peron. Há
os dois registros, tanto como substantivo feminino, como subst. comum de dois gêneros. Todavia, penso que nos dias de hoje – em que se pensa em diminuir o ” machismos” ( – seria de bom alvitre que se chame mesmo PRESIDENTA .
Quem é o IDIOTA?