A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o Campeonato Brasileiro da Série C 2020 vai ter início no próximo dia 8 de agosto. O anúncio foi feito na tarde deste domingo (05), pelo presidente Rogério Caboclo. A notícia agradou os rivais Clube do Remo e Paysandu Sport Club, que ao lado do Santa Cruz-PE, estavam liderando o pedido de solicitação junto à CBF para que a terceira divisão tivesse início juntamente com as Séries A e B.
“Nosso planejamento vem desde o início da pandemia; tínhamos planejado semana a semana qual seria o cenário. Discutimos diariamente isso. Decidimos a Série A numa reunião que durou quatro horas. A Série B inicia na véspera, dia 8. Definimos que a Série C também. Foi uma reivindicação feita por eles. A Copa do Brasil fica no dia 26,” afirmou Caboclo.
Com a confirmação da Série C para o dia 8 de agosto, o Campeonato Paraense, que reinicia no dia 1° do mesmo mês, terá que sofrer ajustes nas datas das semifinais e finais, dada a intercalação com as datas nacionais. A Federação Paraense de Futebol (FPF) havia planejado para essa possibilidade e terá que rever a questão da tabela de jogos do estadual. O goleiro Vinícius, do Clube do Remo, busca o tricampeonato paraense, mas garante que o acesso para a Série B é a meta do ano para os azulinos.
“A gente valoriza muito e prioriza aqui o estadual; a gente jamais deixa o paraense de lado. Claro que o nosso foco principal, o objetivo do ano, é subir. A gente sabe que não é fácil, é uma competição difícil. Estão chegando reforços e a gente espera que possamos montar um grupo forte, comprometido com o trabalho e que a gente possa disputar essa Série C do começo ao fim, com muita força para alcançar o objetivo de subir para a Série B,” disse Vinícius.
O Clube do Remo e o Paysandu Sport Club estão no Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C, ao lado de Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Manaus-AM, Santa Cruz-PE, Treze-PB e Vila Nova-GO. O Leão Azul estreia diante do Jacuipense, provavelmente no Estádio Eliel Martins, o Valfredão, em Riachão do Jacuípe, interior baiano. Já o Papão encara o Santa Cruz na capital Belém, no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, ou no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão.
Por Fábio Relvas