Presidente da França recusa convite para a Cúpula da Amazônia e irrita Lula

Auxiliares disseram, na condição do anonimato, que o presidente brasileiro xingou Emmanuel Macron com palavrões impublicáveis
Bruxelas, Bélgica, 17.07.2023 - Reunião com o Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron e o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Continua depois da publicidade

Como o Blog do Ze Dudu havia previsto há um mês (veja aqui), o presidente francês, Emmanuel Macron, recusou o convite do colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, para participar da Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará, de 7 a 8 de agosto. A chancelaria francesa não deu justificativa, irritando Lula que, segundo auxiliares próximos, teria xingado o europeu com palavrões nem um pouco diplomáticos.

A atitude de Macron era previsível, uma vez que Lula está forçando a barra, incluindo o ditador venezuelano Nicolás Maduro nos eventos que o Brasil tem o protagonismo da agenda. A recusa do presidente francês deixou a cúpula do Itamaraty perplexa, também conforme relatos de fontes da reportagem do blog posicionados na chancelaria brasileira.

A desfeita de Macron está sendo considerada um recado à política externa do líder operário brasileiro que exerce o terceiro mandato como presidente da maior nação do Cone Sul, lembrando que o convite ao presidente francês tem uma razão geopolítica. A Guiana Francesa é um departamento ultramarino e região da França, na costa do Atlântico Norte da América do Sul, nas Guianas, e possui uma pequena faixa da Floresta Amazônica em seu território. Faz fronteira com o Brasil a leste.

Convite foi feito pessoalmente

Embora tenha sido convidado pessoalmente pelo presidente do Brasil, em reunião bilateral com o colega francês Emmanuel Macron, durante a programação da 3ª Cúpula CELAC-UE e a Cúpula Sobre Financiamento Global, em 17 de julho, em Bruxelas, Bélgica, essa última organizada pelo próprio presidente da França, para participar da Cúpula da Amazônia, o líder europeu recusou o convite, o que é considerado uma ofensa diplomática das mais grave

“A situação pode ficar ainda mais azeda. Há o receio do Itamaraty da diplomacia francesa não mandar nenhum representante ao evento, ou enviar alguém de baixo escalão para o evento. O que dá na mesma em termos de ofensa”, explicou a fonte.

A Cúpula da Amazônia vem sendo considerado pela política externa do presidente Lula como um dos mais importantes eventos da agenda das relações exteriores do Brasil neste ano.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.