PRF: analfabeto diz que comprou CNH em auto escola de Marabá

Continua depois da publicidade

Por Ulisses Pompeu – de Marabá

A Polícia Rodoviária Federal efetuou a prisão em flagrante de um homem que revelou, espontaneamente, ter adquirido uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa em uma Auto Escola de Marabá.

A prisão ocorreu no dia 18 deste mês durante fiscalização de rotina da PRF, por volta de meia noite, no Km 160 da BR-153, em Araguaína-TO. Identificado apenas pelas iniciais W.M. da S., o condutor de 33 anos de idade apresentou a Carteira de Habilitação ao agente, que após verificação, identificou que a mesma era falsa.

Uma consulta mais detalhada ao sistema, o agente da PRF observou que a CNH fazia parte de um pacote de documentos falsos emitidos por organização criminosa alvo da operação Galezia, deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público do Pará em 2015, a qual apura fraudes na obtenção de carteiras de habilitação.

Questionado sobre onde comprou o documento, W.M. da S. informou que pagou pelo documento o valor de R$ 2.000,00 em uma Auto Escola localizada em Marabá e que fez isso porque não sabe ler nem escrever. Disse também que nunca residiu nesta cidade, tendo apenas adquirido o documento aqui.

Por conta disso ele foi preso em flagrante com base no Artigo 304 do Código Penal, uma vez que fez uso de documento falso, sendo conduzido para a Central de Flagrantes.

CNH falsa em obtidxa em Marabá

A imagem do documento disponibilizada parcialmente pela PRF mostra que o condutor teria tirado sua primeira carteira de habilitação em 21/04/2012 e aquela via fora impressa em 27/11/2013, o que pode ser um erro grave. A CNH falsa era para categoria AB.

Operação Galezia

A operação “Galezia” foi deflagrada em agosto de 2015 para desarticular um esquema criminoso de venda de carteiras de habilitação no Pará e Tocantins. Computadores, documentos e celulares foram apreendidos, e pelo menos uma pessoa foi presa.

A ação cumpriu mandados judiciais de prisão temporária, busca e apreensão nas sedes regionais do Detran de Redenção, Xinguara, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Tucumã e Paragominas no Pará, e em Pedro Afonso no Tocantins. (Com informações do site conexaoto.com.br)