O segundo domingo de dezembro é comemorado pelos evangélicos como sendo o Dia da Bíblia. Para celebrar a data, a Primeira Igreja Batista (PIB) em Parauapebas iniciou no último domingo, 04, a Maratona Bíblica, que consiste em uma semana inteira de leituras ininterruptas das Escrituras Sagradas, feitas na frente do templo, na rua 10, no bairro União.
A Bíblia começa a ser lida às 6 horas da manhã, se estendendo até a meia-noite. Para isto, membros e congregados da igreja se revezam diariamente. “Queremos mostrar que a Bíblia não é um livro obsoleto, mas que o seu conteúdo continua atual ao longo dos anos. Certamente a Bíblia também é relevante para as famílias do século 21”, diz Jane Braga, coordenadora da Maratona Bíblica.
Este é o terceiro ano consecutivo que a PIB realiza a Maratona Bíblica na semana da Bíblia e tem como finalidade mostrar às pessoas que é possível ler, em uma semana, todos os 66 livros que compõem o Livro Divino. Para a equipe organizadora, a meta é terminar a leitura da Bíblia no próximo sábado, 11.
Bíblia – O Livro dos livros
A Bíblia é o livro mais vendido do mundo e foi o primeiro a ser impresso. Seus ensinamentos são lidos em variadas línguas ao redor do globo, onde existe o cristianismo. Para os cristãos, a Bíblia é considerada sagrada e está divida em Velho Testamento, com 39 livros, e Novo Testamento, com 27, totalizando 66 livros que foram escritos por homens, mas inspirados pelo Espírito Santo de Deus. O termo “Bíblia” é de origem grega e quer dizer “livrinhos”. Vem da palavra “biblos” que os gregos usavam para denominar a folha de papiro preparada para a escrita. Um rolo de papiro pequeno era chamado de “biblion”, e vários destes era uma “bíblia”. Assim, literalmente, a palavra bíblia significa “coleção de livros pequenos”. Existem alguns termos que são usados para se referirem à Bíblia, como O Livro dos Livros, O Livro por Excelência, O Livro Divino e a Revelação de Deus à humanidade.
O Dia da Bíblia
O Dia da Bíblia é comemorado em cerca de 60 países. Foi instituído em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Crammer incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população orasse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo de dezembro por ser o dia do Advento, que era celebrado nos quatro domingos que antecedem o natal. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850 pelos primeiros missionários, vindos da Europa e dos Estados Unidos, e a sua comemoração mobiliza, todos os anos, milhões de cristãos em todo o país.
4 comentários em “Primeira Igreja Batista realiza Maratona Bíblica para comemorar o Dia da Bíblia”
É bom saber que a biblia um grande pequeno livro tem mudado a vida de muita gente, tem tirado pessoas do caminho de morte para avida como eu. não largo nunca mais.
É uma pena que um pequeno livro faz tanta gente ganhar dinheiro.
Somos possuidor de um previlégio enorme, ter nascido num País onde se pratica o cristianismo com liberdade plena e podendo cultuar valores biblicos que foram escritos a muitos e muitos anos, com simpatia e alegria que leio que em todos os quadrantes deste gigante Brasil, mais uma vez meus sinceros votos a este povo que prega o amor, a fraternidade e o desenvolvimento entre toda sociedade.
Parabens, se todos soubessem o valor da biblia, o mundo seria bem diferente.
o ano passado partcipei este ano vou participar de novo.
venha vc tambem