Prêmio da MPB terá, pela primeira vez, versão itinerante que percorrerá seis cidades brasileiras. Duas no Pará

Continua depois da publicidade

Além da cerimônia que acontece no dia 06 de julho, no Municipal carioca, o Prêmio itinerante terá show em homenagem a Noel Rosa com Lenine, Sandra de Sá, Zélia Duncan e Arlindo Cruz, e a participação de um artista local. A apresentação será de Murilo Rosa

A 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que pelo segundo ano consecutivo conta com o patrocínio da Vale, ganhará, pela primeira vez, uma versão itinerante. O evento percorrerá seis cidades brasileiras. José Maurício Machline idealizou um novo formato, que permite ao Prêmio viajar pelo Brasil. Além da cerimônia que acontece no dia 06 de julho, no Theatro Municipal do Rio, será realizado um show em homenagem a Noel Rosa, com a participação de Lenine, Sandra de Sá, Zélia Duncan e Arlindo Cruz, além de um artista local, com apresentação de Murilo Rosa. A turnê começará no dia 13 de julho em São Luís, passando por Parauapebas (15/07), Belém (18/07), São Paulo (21/07), Vitória (24/07), encerrando em Belo Horizonte, no dia 27 de julho.

A cerimônia no Municipal terá apresentação de Debora Bloch e Regina Casé e 11 números musicais, com a participação de nomes como Marisa Monte, Nana Caymmi e Dori Caymmi, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda, Zélia Duncan e Tulipa Ruiz e Ivete Sangalo, entre outros. Para a versão itinerante, José Maurício Machline criou um novo roteiro e convidou quatro artistas para percorrerem o país. “É uma grande alegria poder viajar pelo Brasil afora. A parceria com a Vale foi fundamental para implementarmos esse projeto. O Prêmio contempla toda a produção musical brasileira, nada mais justo que chegue a outros lugares do país.”

Murilo Rosa fará um apanhado dos melhores momentos da cerimônia do Municipal e contará a história de Noel Rosa, grande homenageado desta edição do Prêmio da Música Brasileira. “Seria impossível viajar com todo o elenco do Municipal, então montamos um show novo, que passeará pelo rico repertório do Noel. Este foi, aliás, o ano mais difícil para montar o repertório, porque ele só compôs músicas boas, várias delas obras-primas, é um fenômeno”, exalta Machline.

O roteiro prevê uma série de números solos, além de duetos. Zélia Duncan cantará clássicos como ‘Feitiço da Vila’ e ‘Último Desejo’. Já Lenine passeará por ‘Feitio de Oração’ e ‘O Orvalho vem caindo, entre outras. Sandra de Sá interpretará pérolas como ‘As Pastorinhas’ e ‘Três apitos’ e Arlindo Cruz, ‘Com que roupa?’ e ‘Conversa de botequim’. Em cada ponto da turnê, um artista local foi convidado para cantar ‘Palpite Infeliz’. Em São Luís, a participação será de Flávia Bittencourt e Nosly; em Belém, Lucinha Bastos; em São Paulo, Marcelo Jeneci; em Vitória, Tamy; e, em Belo Horizonte, Vander Lee.

A direção musical da Cerimônia do Municipal e da versão itinerante do Prêmio é do pianista João Carlos Coutinho, que viajará pela turnê acompanhado por Jurim Moreira, Zé Canuto, Rômulo Gomes, Marcio Malard, Marçalzinho e Lulu Galvão.

Criado em 1988, o prêmio de maior prestígio da música brasileira tem como finalidade resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, além de avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. O Prêmio da Música Brasileira vem, há 23 anos, valorizando a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país.

Data Cidade Local
13/7 São Luis (MA) Teatro Arthur Azevedo
15/7 Parauapebas (PA) Cine Teatro Carajás
18/7 Belém (PA) Teatro Maria Sylvia Nunes
21/7 São Paulo Citibank Hall
24/7 Velo Horizonte Teatro SESI Minas

Fonte: ASCOM Vale