Promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da FIEPA (Federação das Indústrias do Estado do Pará), em parceria com o IEL (Instituto Evaldo Lodi), o Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas paraenses e capacitá-las a atender de forma eficiente a demanda de mercado dos empreendimentos locais.
Parauapebas
Em Parauapebas, o evento de entrega dos certificados aconteceu na última quinta-feira (7) nas dependências do auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP) e foram contempladas as seguintes empresas: Atrium Hotel, Laurinda de O. Miranda – ME (Bebericar Comes e Bebes), Dutra e Mezzaroba Ltda. (DM Mat. Construção), Encolpa Engenharia, Integral, Irmãos Olivi Ltda., Maquipesa, MCE Manutenção e Serviços, Paradiesel, Sag Manutenção, Séculos, Sinacon, Transportador e Revendedor Olivi e Usimig.
No Pará
Além do Pólo Carajás, as certificações do PROCEM aconteceram em Belém (16 empresas), Barcarena (16 empresas) e Tapajós (15 empresas).
O que é
O PROCEM é o primeiro selo de qualificação criado no Brasil e o único que visa promover, de modo integrado, o desenvolvimento das empresas a partir dos requisitos que caracterizem um fornecedor qualificado através da certificação em três módulos: Qualidade e Produtividade; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; e Tributos e Impostos. O programa é parte do plano de capacitação proposto pelo PDF e é coordenado pelo IEL, com o apoio de uma comissão de acompanhamento, formada pelo PDF e as empresas mantenedoras: Albrás, Alcoa, Alunorte, Celpa, Cerpa, Globe Metais, Imerys RCC, Mineração Rio do Norte, Projeto Onça Puma, CADAM-PPSA, Schincariol, Sebrae, Unimed Sul do Pará e Vale.
Criado no ano de 2002 no município de Barcarena do Pará, o PROCEM em sua segunda fase em 2005, realizou uma importante parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), onde certificou 13 empresas, já este ano, tendo o IEL como executor, o PROCEM certificou 60 empresas em todo o Estado, sendo que agora o PROCEM atua nos quatro pólos: Belém, Barcarena, Tapajós e Carajás.
Para José Rinaldo Alves de Carvalho, atual presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP), “a chegada do PROCEM em Parauapebas vem para confirmar a qualidade das empresas que estão instaladas em nossa região, mostrando assim o nosso potencial”, relata.