Por Fábio Relvas
No próximo domingo (15), comemora-se o dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Pensando nisso, o Procon (Proteção de Defesa ao Consumidor), da cidade de Parauapebas, sudeste do estado, resolveu levantar a bandeira do consumo consciente.
O órgão que atua na capital do minério há 20 anos orienta os consumidores de uma maneira que possam gastar menos, consumindo de forma consciente. “Tendo em vista o contexto mundial, a crise econômica, a nossa realidade local mesmo, de muitas inadimplências, estamos orientando os consumidores e dando dicas de como economizar, como consumir de forma mais consciente, como evitar o super endividamento’, afirmou Evellyn Salomão Melo Moutinho, coordenadora do Procon em Parauapebas.
Atualmente o Procon de Parauapebas trabalha com 20 colaboradores a serviço do órgão, onde atendem a diversas demandas. Em 2014, foram aproximadamente 50 decisões condenatórias das quais resultou no montante de R$ 848.371,15 em multas aplicadas dentre autos de infração e reclamações individuais dos consumidores. “Atualmente nós temos uma grande demanda da Celpa (Centrais Elétricas do Pará), que vem tomando conta do nosso ranking, ocupando a primeira colocação. Depois da Celpa nós temos muitos problemas de produtos com defeitos, com danos e também serviços bancários, são os nossos maiores demandados aqui”, declarou Evellyn.
Em outras cidades do Brasil, existe um número grande de reclamações contra as operadoras de telefonia. Em Parauapebas, essa demanda é baixa por algumas vezes os consumidores desistirem de denunciar. “O consumidor não tem o costume de reclamar da qualidade da telefonia. Ele procura o Procon nos processos que tramitam aqui sobre telefonia, a maioria deles se refere a cobranças abusivas, dificuldades de cancelamento, mas a qualidade do serviço ela não é discutida pelos consumidores perante ao órgão”, ressaltou a coordenadora.
A coordenador do Procon afirma que o consumidor tem o que comemorar no domingo. Muitos ganhos já foram conquistados com leis que possibilitam os consumidores a lutar pelo o que é de direito. “O dia do consumidor foi reverenciado após a revolução industrial. De lá para cá certamente muita coisa já mudou. A gente tem o nosso código de defesa do consumidor que é a nossa atual lei, que foi promulgada após a constituição federal de 1988, que é a constituição democrática. Mas a gente tem hoje leis que possibilitam o consumidor a pleitear seus direitos, coisa que antigamente não era possível”, finalizou Evellyn.
Serviço:
O Procon de Parauapebas fica localizado na Rua Araguaia nº 40, Bairro Rio Verde. Fone: (94) 3346 – 6448. Email: procon@parauapebas.pa.gov.br