De janeiro a dezembro de 2015, a concessionária de energia elétrica do estado liderou o ranking de reclamações no Procon de Parauapebas. Foram 515 registros relacionados à cobrança indevida, serviço não fornecido, reajuste abusivo de preço, taxa e mensalidade, entre outros. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (02) pelo órgão municipal.
Segundo a coordenadora do Procon, Evellyn Melo Moutinho, ano passado, aproximadamente 22% das reclamações foram relacionadas à Rede Celpa. “As demandas dividem-se entre aumento abusivo e cobrança de recuperação de energia, o popular gato”, explica, acrescentando que a maioria dos casos registrados no órgão tem tido solução junto à empresa. Porém, o resultado de um processo leva em torno de 30 a 40 dias porque é preciso ouvir a reclamação, ir à casa do reclamante, entrar em contato com a empresa e marcar a audiência.
Moradora do bairro Cidade Jardim, Liliane Pinheiro, reclama do atendimento em relação à leitura de consumo da unidade consumidora. Segundo ela, há uma diferença no valor da conta de energia de um mês para o outro. “Chegaram duas contas de energia em casa, meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016. Em uma delas percebi um aumento significativo no valor da conta. Mas, a minha reclamação é com a data de vencimento, pois a conta de dezembro foi entregue já vencida e agora vou ter que pagar os juros”, conta.
Casos como o da moradora do Cidade Jardim podem ser registrados no Procon, que fica localizado na Rua Araguaia, nº 40, Bairro Rio Verde. A coordenadora do órgão reforça ainda que, desde 2014, os serviços públicos e essências como energia e telefonia lideram as reclamações no órgão. “A defesa do consumidor é um ato de cidadania, então, o consumidor deve buscar amparo nos órgãos de proteção. Nós existimos para isso e é essa a nossa finalidade institucional”, conclui.
Rede Celpa
Procurada, a Rede Celpa não enviou posicionamento sobre o assunto até o fechamento dessa matéria.