Em noite de autógrafos, o professor-doutor em Educação Eraldo Madeiro lançou o terceiro livro de sua carreira de escritor. “Repensando a gestão da escola na perspectiva da prática educativa”, lançado pela editora carioca Pod Editora, com 94 páginas. A solenidade de lançamento ocorreu na Escola “Teotônio Apinagés” para convidados e amigos, na noite de ontem, quarta-feira. A obra aborda questões como “Uma vivência de gestão escolar na Amazônia e o processo de dinamização do ensino-aprendizagem; a função da escola; e a importância da relação afetiva da gestão escolar para a qualidade da educação”.
Em entrevista ao Site Zé Dudu, Eraldo definiu bem o árduo trabalho de escrever uma obra literária. – Ser professor na região amazônica já é difícil, imagina ser professor, pesquisador e escritor. “A publicação dessa obra foi possível graças à parceria com a PoD Editora”.
Ao ser interpelado sobre qual o maior desafio de um gestor de escola pública da região, ele mencionou que é conciliar a gestão humana, pedagógica, financeira e falta de autonomia. “Proponho nesse livro uma gestão participativa colegiada com a participação de autores envolvidos no processo educacional, como pais, alunos, educadores, pessoal de apoio, gestores escolares e gestor do sistema da Educação para fazer uma gestão descentralizada”.
Ao exercer por um ano a gestão da Escola “Teotônio Apinagés”, Madeiro disse que a experiência na gestão escolar lhe trouxe mais um capítulo em sua vida para entender melhor como funciona o sistema administrativo-pedagógico. “Foi um período de novas perspectivas sobre a gestão de uma escola”.
Madeiro, primeiro doutor do município de Jacundá, é formado pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (CE), especializado em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Gestão Escolar, com doutorado em Educação pela Unissau/UFPE. Ele é concursado pela Prefeitura de Jacundá desde 2005, ex-diretor da Escola “Teotônio Apinagés”, onde lecionava a disciplina de Inglês, lotado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).