Professora do interior do Maranhão quase acerta tudo em concurso de Parauapebas

Candidatos de Belém e Marabá fizeram um verdadeiro regaço e dominam notas mais altas que dão acesso a ocupar vagas previstas no edital. Candidatos de Parauapebas só são maioria no cargo de agente de saúde, porque teve a barreira da comprovação de residência; veja detalhes

Continua depois da publicidade

Ela é uma talentosa professora que leciona na educação infantil de uma cidadezinha de menos de 15 mil habitantes, no interior do Maranhão, e não brinca em serviço. A pedagoga Izabel Lima, de 42 anos, tirou uma licença sem vencimentos de dois anos no começo do ano passado e mirou o concurso da Prefeitura de Parauapebas, a 850 quilômetros de casa. Aqui, no município fora do Maranhão mais maranhense do Brasil, ela mostrou a que veio: cravou 78 pontos — de um total de 80 possíveis — na prova objetiva de um dos concursos para professor de educação básica mais disputados do país. Izabel quase acertou tudo.

As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que fez um raio-x das notas preliminares divulgadas ontem (4) pela Fadesp do certame para ingresso no quadro de pessoal permanente da prefeitura mais rica do interior da Amazônia. Entre as curiosidades, uma que não é novidade: a esmagadora maioria dos “espoca-nota” é de fora de Parauapebas.

Não se sabe ao certo, por exemplo, se Izabel, primeiríssima colocada geral na nota objetiva do concurso, virá tomar posse quando o resultado final for homologado em março. Mesmo que ainda falte a etapa de provas de título, que dará mais alguns pontinhos aos candidatos que o tiverem, uma das 69 vagas para ciclos iniciais do ensino fundamental na zona urbana indiscutivelmente já é dela. Izabel não precisa mover uma palha para mostrar títulos porque sua pontuação a credencia estar na zona de conforto — e o resto que lute.

Ainda assim, ela entra para a história com alguns recordes. O primeiro deles é que, ao gabaritar a parte específica da prova, fechando 40 pontos, ela derrotaria 75% de seus concorrentes sem muito esforço apenas com a nota no conteúdo específico. O segundo é a quebra de tradição de Belém e Ananindeua, que sempre ficavam com os primeiros lugares nos concursos para pedagogo em Parauapebas.

Marabá x Parauapebas

Se Belém e Ananindeua não conseguiram, desta vez, ocupar o topo para nível superior, o segundo lugar veio rachado entre Marabá e Parauapebas. A candidata Nayara Nascimento da Silva, que é professora concursada em Marabá, tirou 77 pontos, mesma nota que Walberon Ferreira Araújo, que já é professor concursado em Parauapebas. Eles, Nayara e Walberon, tiraram exatamente as mesmas pontuações em cada uma das disciplinas do exame para o cargo de professor.

A única diferença entre ambos está na idade. Depois de amanhã vai fazer um mês que Walberon completou 36 anos. E depois de amanhã Nayara faz 30, e já tem um notão — e uma teórica excelente classificação — no concurso como presente de aniversário.

Nos postos de nível médio, a maior nota foi 68 pontos cravada por duas candidatas ao cargo de agente comunitário de saúde. Maria Leite Rodrigues, de 27 anos, e Antônia Abreu Rodrigues, de 37, gabaritaram a parte específica e estão “tranquilinhas da silva”, só aguardando o telegrama da posse. Maria concorre à vaga na zona norte, enquanto Antônia concorre na zona nordeste.

Zoom dos aprovados

Belém ocupou o topo da maioria das notas no concurso nos cargos de nível médio e é, também, da capital paraense o maior número de candidatos com notas objetivas que credenciam estar dentro do limite de vagas previstas no edital. Para cargos de professor, por exemplo, dois de cada três aprovados são da metrópole paraense. Outro destaque com presença arrasadora foi Marabá, que emplacou mais gente — sobretudo universitários de peso — entre os potenciais classificados que os donos da casa, os de Parauapebas. Ananindeua é o terceiro município que mais contribui com potenciais classificados, também à frente da cidade anfitriã.

Há, ainda, dentro do limite de vagas, candidatos com nota suficiente para ocupá-las oriundos de Castanhal, Tucuruí, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Imperatriz (MA), Açailândia (MA), Araguaína (TO), Uberlândia (MG), Palmas, Teresina, São Luís e Fortaleza. O único cargo onde a maioria dos candidatos que potencialmente se classificam dentro do limite de vagas é de Parauapebas é o de agente comunitário de saúde, por razões óbvias: a “cláusula de barreira” pela comprovação de residência.

Mesmo nesse cargo, é possível, ao dar um “google” nos nomes, ver que muitos dos que estão com as maiores notas têm passagem por outros lugares, sendo a vizinha Marabá um dos endereços mais frequentes.

Outrossim, como antecipado pelo Blog, há enfermeiros com nota para estar dentro das vagas para agente de saúde, assim como bacharéis em Direito estão entre os do quadro de reserva de agente de trânsito. Entre a turma das notas altas para os cargos de nível médio há, ainda, engenheiros civis, dentistas, veterinários e até médico. Mas, no geral, os universitários da Unifesspa, da UFPA e da Ufra levaram a melhor.

Hoje (5) e amanhã (6) são dias de chororô à banca organizadora, para contestar o resultado preliminar. O prazo para recurso já está aberto para questionamentos sobre a nota, mas é sabido que muito pouca coisa ou nada mudará.

56 comentários em “Professora do interior do Maranhão quase acerta tudo em concurso de Parauapebas

  1. Gilberto Faustino Sousa de sousa Responder

    Meus pontos foram 55 queria saber se eu levo uma vaga pra agente de trânsito alguém pode me informar

    • Anderson Responder

      Eu tirei 54 e na planilha do Excell em tava em 99 dá pra ir para o TAF, provávelmente vc será chamado para a segunda fase, mas a nota de corte foi 62 ara ficar dentro das 24 vagas. Apesar de sermos chamados os que estão lá encima dificilmente vão cair no TAF, pois com a nota que já sabiam eles já estão dando a vida no TAF, ainda mais com uma remuneração acima de 7.000$ o cara corre com o coração na ponta do tênis kkkk

  2. Paulo Responder

    Pelo jeito vocês do Zé Dudu já montaram a ordem de classificação. Tem como vocês disponibilizar?

  3. SEREI O PRÓXIMO Responder

    Parabéns a todos os aprovados (as), eu não sou daí e também não fiz este concurso, mas essa reportagem me motivou para não desistir ?!

  4. Cristiane Responder

    Morgana Sampaio Sousa 1° lugar em Fiscal de Urbanismo, concorrência 02/696, também maranhense residente em Parauapebas.

  5. Camila Responder

    Na hora de tomar posse, se a pessoa souber que fulano não mora aqui no caso do cargo de acs pode denunciar! A prefeitura tem que investigar se realmente a pessoa mora no bairro! É lei ! Acs só do bairro!

    • Leandro Alves Responder

      Boa tarde… Realmente tem várias pessoas aprovadas com agente de saúde que são de outras cidades principalmente Maraba, onde há funcionários públicos lotado em diversas secretaria, por exemplo, secult que mentiu ao declarar residência.
      Pessoas vamos falar com os membros comissão ou no CTRH da prefeitura que acredito que fica localizado ns rua Tiradentes Rio Verde.

  6. Marli Responder

    Excelente reportagem! Mas a banca pecou sim principalmente com relação aos agente de saúde na etapa de comprovação de residência… pessoal de outras cidades mentindo que mora aqui e passou em massa. Vão tomar as vagas de quem mora em parauapebas do mesmo jeito… a que passou em primeiro e de marabá. Outra que está entre os dez primeiros é enfermeira também de marabá. Uma bagunça e uma falta de respeito com o povo daqui.

      • Leandro Alves Responder

        Pessoal ! Os recursos já estão disponíveis, então vamos denunciar os casos dos agentes de saúde que são de outros municípios.
        Lá no recursos podemos fazer essas denúncias, sei que a banca já errou mas com as denúncias ela pode ficar atenta.
        Fiz três denúncias, até região que não é a minha. Além disso, a casos que chamam atenção, pois um candidato que tirou 18 pontos para agentes de endêmicas e agente de saúde tirou mais de 60 pontos.

      • Bestao de Canaã dos carajas Responder

        Ótimo reportagem, mas gostaria que esse blog falasse de concurso em Canaã dos Carajas, isso é um TABU aqui neste blog.
        Parece que Canaã dos Carajas é a terra sem males, tudo perfeito sem contrato ou a lei de improbabilidade administrativa lá não tem vez.
        # CONCURSO PÚBLICO Canaã dos Carajas.

  7. Aline Responder

    Limitar que só os daqui façam concurso é de uma imbecilidade sem tamanho! Concurso público faz quem quiser! Ao invés de ter essas ideias estudem e parem de ser ignorantes!!! 1

  8. Luzanira Padilha Responder

    A Izabel já trabalha como contratada, no município ( DAPP), como Psicopedagoga, só a título de informação .

  9. Antonio Responder

    A vereadora Eliane que se diz professora e crista deveria ter misericordia dos professores da rede e fazer um projeto pra barrar que pessoas de outros lugares tomem as vagas de parauapebas. Mas ela só pensa nela, pra que ter todo mundo daqui concursado, vai montar cabide de emprego com quem se não for com os contratados ?!? Uma pena!!

    • Jomper Responder

      Restringir um concurso público para apenas os concorrentes local é ilegal, passa por competência… quem se prepara melhor …

      • menina do panetone Responder

        Jovem, não é ilegal não, pelo menos para o cargo de ACS. Tá na LEI. Pesquisa um pouco aí, pra ser ACS, tem que morar na cidade e no bairro que vai atuar.

  10. Aninha 452♥️! Responder

    Tem Pedagogos de Parauapebas que foram aprovados,mas devido a competente concorrência e provável que fique só na aprovação!

      • DIOCLECIO CHAGAS MOTA Responder

        Eu acredito que concursos públicos deveria ser exclusivo para moradores que residem pelo menos 5 anos. É muito injusto uma pessoa que mora aqui não consiga participar, deveriam dar preferência 100% para Parauapebas no máximo as regiões mm ais próximas.

        • Ellezety Responder

          Perfeito essa sim vale a pena aqui em paraupebas tá precisando de mais frofessores assim porque aqui tem uns que saber só fica centada

        • menina do panetone Responder

          é só o morador da cidade focar nos estudos (como os de fora fazem) e parar de perder tempo vendo tico e teco e enchendo a cara nos bares da cidade

  11. Luiz Santtos Responder

    Informações sobre os candidatos do concurso público são de domínio público?

    As informações contidas na reportagem são extremamente invasivas, de cunho pessoal e depreciativa em relação aos candidatos de Parauapebas que possuem muitos méritos, e não devem ser menosprezados.

    • Gilvan Responder

      Muito mimimi de sua parte… Qualquer um com internet vê as notas e busca no google informações sobre os candidatos com as maiores notas pra conhecer melhor seus concorrentes… A maior parte é de fora sim e todo mundo na rua sabe disso… Onde isso tira os “muitos méritos” dos candidatos de Parauapebas???????? Quem quer ter méritos em concurso que vá estudar pra passar… Essa turma desocupada do mimimi… Vai ver é mais um que ficou fora do mérito!!!

    • Paulo Responder

      larga de ser troxa e reconhece q o povo de parauapebas n gosta de estudar so quer bb cachaça, na vespera do concurso os bar e boteco tava tudo lotado de <> em aquecimento pra prova…! vai passar la na baixa da egua desse jeito….!

    • Fabio Fernandes Responder

      Meu querido, hoje é tão fácil saber da vida de todos, se o fulano vai ao banheiro está postando em rede social, ninguém quer privacidade hoje em dia

    • Mila Responder

      Alguém sabe me dizer se quem não conseguir a classificação pra acs fica no cadastro reserva?

  12. Silvia Responder

    Sou maranhense e passei na prova com uma nota boa.fui daqui de São Paulo pra concorrer a vaga de professor. Viva o nordeste.

  13. Paula do liberdade II Responder

    Muita TACA…..
    Vamos esperar o grande concurso de Canaã dos Carajas, essa terra prometido nem promessa de concurso.
    Parabéns aos provados !!
    Se os pedagogos que conheço, tivessem a disposição para estudar, quanto tem para puxar o saco de políticos não estariam neste situação.
    Nas campanhas políticas quer ver as pedagogas virando a madrugada, mas na hora de estudar isso é o resultado.
    Fico triste pela pedagogas contratadas aqui de Parauapebas, pois temos excelentes profissionais, humanas e comprometidas com educação.

    • Alayanne Responder

      Parauapebas é uma.cidade jovem que se formou e cresce com profissionais de outros municípios. Assim como as vagas da iniciativa privada buscam os melhores profissionais por currículo, na esfera pública o crivo é a prova, quem melhor se apresenta, seja de onde for, vai levar a vaga!

  14. Cleide Responder

    Parabéns professora Izabel ! Nossa Lago Verde está em festa e compartilhando esta belíssima reportagem !!

      • AVANIR BARROS DE LIMA Responder

        Analisam também a 1º colocada em pcd na educação infantil…que são somente 18 vagas.

        • Camila Responder

          A justiça tem que ser feita no cargo de agente de saúde! É lei , só pode se for da cidade e do seu bairro!
          Absurdo isso! O certo é o certo.
          Vamos denunciar.

        • Boa sorte Responder

          Olá!
          Gostaria de parabenizar a todos envolvidos, pela brilhante forma com foi elaborado esse concurso publico, muitos estudaram, se esforçaram em busca de seus sonhos, então quero dizer, que quando você mais estuda, mais conhecimento terá.

          Um leigo em concurso público.

          Brasil, 05 de janeiro de 2023.

        • AVANIR BARROS DE LIMA Responder

          Ainda bem que eu estudei pra passar , e ainda vão dizer q foi sorte. (Pcd). Grata

  15. Paula Responder

    Parabéns pra professora!!! Muito linda a reportagem, até me emocionei!!! Uma pena que realmente os parauapebenses não se preparam, só querem saber de farra e cachaçada!!!

  16. Dadinho Responder

    Zé Dudu
    Tem agente de portaria concursado, lotado na secult com residência em Maraba que fez concurso para ACS, é só dar uma pesquisada, isso é um dos muitos casos.
    Mesmo sabendo que há uma lei federal a qual impede o cidadão de assumir o cargo.

  17. Meu nome não é João Responder

    Zé Dudu não tem pena rsrs !!!
    Tem pedagoga nas coordenações que nem cheiram as vagas.
    Tem pedagoga na coordenação de escola desde 2006, 2008, 2014,2018 e 2022 Penta campeã em reprovação…. algo de errado não tá certo, por isso a educação não vai para frente.
    Vamos estudar.
    Parabéns aos novos concursardos.
    Sejam bem vindos.
    Concursos é a forma mais democrática de assumir cargos públicos.
    Tenho orgulho do Maranhão….

    • Vasconcelos Responder

      cabide de emprego que fala ne amigo…… ainda mais com a semed desgovernada do jeito que ta e o prefeito nem ai , so viajando…. proximo ideb o darci vai passar mais uma vergonha !!!

  18. Lene Reis Responder

    gostaria de validar a excelência da professora Isabel que faz parte do DAPP – Departamento de Apoio Psicossocial da SEMED como psicopedagoga ! Como sua coordenadora estou feliz por sua conquista!

    • Beto Bispo Responder

      Transmita meus parabéns!!!!! Trabalhamos juntos em Lago Verde!!!!! Excelente profissional, dedicada e competente. Parabéns a este site pela reportagem e pela escrita impecável!!!!! Não conhecia este site, mas vou passar a segui-lo!!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados