Programa Brasil Alfabetizado

Continua depois da publicidade

Tem início nesta sexta-feira, 04, as aulas do Brasil Alfabetizado. O programa que é uma iniciativa do governo federal em parceria com o município, atenderá 800 pessoas com mais de 15 anos, sem domínio da leitura e escrita convencional. Implantado em Parauapebas em 2005, para atender servidores públicos, o programa fez tanto sucesso que foi estendido a toda a população

O curso tem a duração de oito meses. No processo de alfabetização são utilizados recursos linguísticos e a função social da leitura e escrita, voltada para a formação do sujeito como cidadão participativo do contexto social.

“O Brasil Alfabetizado é uma lição de vida para quem aprende e para quem ensina. O programa oferece oportunidade de estudo a quem não a teve. Garantindo cidadania e dignidade”, disse Juscineide Almeida, gestora do programa.

Segundo a gestora, os 38 professores que irão atuar no programa fazem, antes do início do curso, uma formação inicial onde expõem para os colegas o porquê da participação na alfabetização de jovens e adultos.

“Eu sempre quis ensinar, antes eu não tinha condições para isso, mas agora que me formei não vou perder a oportunidade. Estar participando desse programa é a realização de um sonho”, disse Janete Nunes, professora do Brasil Alfabetizado.

Para a professora Francisca Menezes, é um orgulho fazer parte do projeto, uma vez que ela tem a oportunidade de ensinar a própria mãe a escrever as primeiras palavras. “Quando ela era jovem, teve que se dedicar ao trabalho na roça e à criação dos filhos, por isso, não pôde estudar. Mas agora que ela está tendo a oportunidade não vai desistir. Mesmo estando com 79 anos”.

De acordo com a coordenadora do EJA, Delma Silva Alves, os professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem possuir carisma e força de vontade. “Eles irão trabalhar com pessoas que nunca estiveram em uma escola, ou a abandonaram há muito tempo. Por isso, a importância de cativar e incentivar o aluno”, ressalta.

Ao todo, 42 turmas serão alfabetizadas, até abril de 2010. Os alunos que farão parte do projeto receberão da Prefeitura Municipal kits escolares, camisetas e merenda. “Esse é um incentivo a mais para os alunos. Eles receberão todo o material didático para participar do curso”, disse Raimundo Neto, secretário de Educação.

Ainda segundo o secretário, se o número de alunos superar a quantidade que o governo federal propõe não haverá problema, porque eles serão atendidos. “A verba para o programa ainda não veio, mas mesmo assim já estamos garantindo o andamento das aulas”.

Fonte: Blog da SEMED