O município de Tucuruí, sudeste paraense, será contemplado com o novo projeto habitacional do Governo Federal, o programa “Casa Verde e Amarela”, que substitui o “Minha Casa Minha Vida”, criado em 2009, durante o governo Lula. Serão 274 unidades destinadas ao Residencial Cristo Vive, onde 4 mil pessoas terão um novo lar.
O lançamento do novo programa e a divulgação dos municípios beneficiados ocorreu na manhã desta terça-feira (25), no Palácio do Planalto em Brasília, com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro, do Ministro de Desenvolvimento Regional do Brasil, Rogério Marinho, e demais autoridades.
O atual prefeito de Tucuruí e pré-candidato a reeleição, Artur Brito, se disse bastante feliz pelo programa, que beneficiará a população do município “É honroso, como gestor, ver esse projeto se concretizar e chegar até nós. Isso é fruto de todo um esforço, em busca de parcerias, para trazer o melhor aos moradores da nossa região”.
À luz do Minha Casa Minha Vida, foram entregues 726 moradias no Bairro Cristo Vive, de recursos que deveriam atender 1 mil unidades. Com a retomada, sob um novo programa, as 274 unidades restantes concluíram o processo. Além de mais moradia às famílias tucuruienses, o programa irá gerar mais de 4 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.
Com cerca de 112 mil habitantes, o município de Tucuruí é a cidade pólo da Região do Lago, por comportar a maior Usina Hidrelétrica genuinamente brasileira, localizada no Rio Tocantins.