Com o objetivo de fomentar a capacitação profissional dos moradores de Parauapebas, no Pará, a Komatsu, fabricante de equipamentos para os segmentos de mineração, construção e florestal, em parceria com o SENAI, deu início à segunda turma do Programa de Imersão Komatsu, também conhecido por KIP Comunidade. O projeto possibilita que jovens que já possuem curso técnico em áreas afins, aprofundem seus conhecimentos na função de mecânico de manutenção de equipamento de mineração, ou seja: é como se o técnico fizesse uma especialização na área.
Foram recebidas mais 1,4 mil inscrições, e um total de 28 alunos foram selecionados. “Ficamos felizes e surpresos com o número de interessados em participar do programa de qualificação. Temos muito orgulho deste projeto que visa aprimorar o conhecimento dos jovens da região para o ingresso no mercado de trabalho. Entendemos que estamos, de fato, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município”, explica o diretor de Operações e Suporte ao Produto da empresa, Ricardo Alexandre.
Para Silvana Pinheiro que faz parte da equipe do CTK – Centro de Treinamento Komatsu em Parauapebas, “essa é uma das maiores turmas que já tivemos no KIP. Além de ter matérias que abordam temas da área de manutenção, o programa também possui na sua grade curricular matérias voltadas exclusivamente para a segurança, sendo esse o nosso foco principal na empresa, a segurança dos nossos colaboradores e alunos. A Komatsu, juntamente com o Senai, já planeja o início da terceira turma do KIP Comunidade para o início do ano que vem”, explica.
Durante o programa, o SENAI ministra aulas teóricas sobre os fundamentos básicos de manutenção de equipamentos, enquanto a Komatsu se dedica às informações sobre segurança na mineração e apresentação dos seus equipamentos de mina. Entre as disciplinas estão: Segurança Aplicada, Literatura Técnica, Inglês Técnico, Trem de Força, Hidráulica, Eletricidade, Apresentação de equipamentos Komatsu, Manutenção Preventiva, Remoção e Instalação de Componentes. O conteúdo total da formação conta com 470 horas, distribuídas em três meses de curso.
“Em nome do SENAI, eu quero externar a nossa felicidade e gratidão em estar fazendo parte do programa KIP juntamente com a Komatsu, nossa parceira há muito tempo. Essa é a segunda turma que estamos formando, a primeira foi sensacional, obtendo o resultado que esperávamos e essa não vai ser diferente. Mais uma vez estamos muito empolgados, sentimos a empolgação dos alunos, eles vêm sedentos de conhecimento, vem para aprender e nós sentimos prazer em capacitar esses jovens para o mercado de trabalho”, reforça Joerverton José – Secretário do SENAI de Parauapebas.
E o entusiasmo com o KIP alcançou também os alunos selecionados. “Vejo a Komatsu como uma empresa próspera na área da mineração e sempre tive o sonho de atuar na companhia. Ser selecionado entre tantos candidatos e ter a oportunidade de crescer e uma carreira na área da mineração é um grande feito para mim”, comenta o participante Jhemerson Silva e Silva, de 28 anos, nascido em Parauapebas. “Eu já me sinto vitorioso por poder ser capacitado por uma empresa que pensa nas pessoas, permitindo crescimento profissional e, consecutivamente, mais qualidade de vida para as famílias dos participantes”, complementa.
Para Thaísa Andrade Carvalho, 19, moradora da Palmares Sul (zona rural do município), participar do KIP é uma quebra de paradigmas. “Tenho grande expectativa em relação ao curso. Apesar de ser uma área predominantemente masculina, desde criança tenho interesse por mecânica. Em 2018, tive a oportunidade de cursar por três anos mecânica industrial. Gostei muito e pretendo continuar os estudos na área de Engenharia para agregar ainda mais o conhecimento e, futuramente, atuar na área”, conta Thaísa.
A primeira turma do KIP capacitou em setembro de 2021, 22 técnicos para a função de mecânico de manutenção de equipamento de mineração. Esse programa de capacitação é contínuo e outras turmas devem ser formadas em 2022.
Com informações da Komatsu